ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Primárias americanas têm início em meio a cenário imprevisível

Estado de Iowa é o primeiro a escolher seus candidatos à presidência

Data: Domingo, 24/01/2016 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

Nesta segunda-feira (1°) será enfim dada a largada para a corrida presidencial nos EUA, com a primeira primária eleitoral sendo realizada no estado de Iowa, localizado na Região Centro-Oeste do país. Lá o eleitorado começa a definir quem será nomeado candidato a presidente pelo Partido Democrata e quem será o oponente do primeiro pelo Partido Republicano. 

 

O magnata Donald Trump, que desde a oficialização de sua pré-candidatura era visto como grande "azarão" do pleito, segue liderando as pesquisas nacionais de intenção de voto, apesar de não contar nem mesmo com o suporte das principais lideranças conservadoras do Partido Republicano, muito mais afinadas com os discursos dos senadores Ted Cruz (Texas) e Marco Rubio (Florida), que também concorrem à nomeação pelo partido.

 

A esta altura Trump já deu provas de que deve ser levado a sério. Com seu discurso agressivo e objetivo, fruto de uma campanha de caráter independente, financiada apenas com seus próprios recursos, o ex-apresentador do famoso programa "The Apprentice" conta com uma enorme massa de seguidores pelo país, que vem lotando auditórios e arenas esportivas para vê-lo discursar. 

 

Trump lidera pesquisas apesar de não contar com suporte das lideranças do Partido Republicano
Trump lidera pesquisas apesar de não contar com suporte das lideranças do Partido Republicano

 

Polêmicos planos de governo idealizados por Trump, como o impedir a entrada de muçulmanos nos EUA por tempo indeterminado e construir um muro na fronteira com o México (que, segundo Trump, seria pago pelo próprio vizinho) para acabar com a entrada ilegal de mexicanos no país, o tornam extremamente impopular entre os imigrantes, principalmente os grupos latinos e muçulmanos. No entanto, a julgar pela força de sua campanha, isso é justamente o que boa parte da população americana quer ouvir. 

 

Já Ted Cruz, o adversário que oferece a maior ameaça a Trump dentro do partido, é considerado um dos políticos mais conservadores do Congresso Americano. Católico devoto, ele se opõe ferozmente a medidas de aborto, à legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo, e à regulamentação do controle de porte de armas. Cruz era apontado pelas pesquisas como o favorito para as primárias em Iowa, mas Trump equilibrou a disputa nas últimas semanas, garantindo até o apoio de Sarah Palin, ex-governadora do Alasca e ironicamente também introdutora de Cruz na política. 

 

Por fora correm Marco Rubio, e Jeb Bush, ex-governador da Flórida. Este último, filho e irmão de ex-presidentes, é tido como a grande decepção das eleições até aqui, apresentando desempenho inexpressivo nas pesquisas. 

 

Do lado democrata, Hillary Clinton, ex-primeira dama e ex-secretária de Estado, é a grande favorita para a nomeação à candidatura pelo partido. No entanto, o senador Bernie Sanders, de Vermont, surpreende nas pesquisas e ameaça Hillary em alguns estados. Em New Hampshire, por exemplo, onde as primárias ocorrerão no dia 7 de fevereiro, Sanders, autoproclamado um "democrata socialista", ideologicamente mais à esquerda que Hillary ou Obama, lidera.  

 

Primeiro senador socialista a ser eleito no país, em 2006, Sanders ocupava antes o cargo de deputado na Câmara dos Representantes desde 1991, onde foi, por exemplo, umas das principais vozes contra a invasão americana do Iraque. À época, sua adversária Hillary Clinton fora a favor do ataque. 

 

O presidente Barack Obama, por sua vez, evita se posicionar a favor de qualquer candidato do Partido Democrático, apesar de ter feito diversos elogios à Hillary e de ter dito x que Bernie Sanders era um "azarão".