ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Rio inaugura ciclovia na Avenida Niemeyer com 3,9 km de extensão

Percurso, com vista para o mar, liga os bairros de São Conrado e Leblon, na Zona Sul do Rio; cidade detém a maior malha cicloviária urbana da América Latina

Data: Segunda-feira, 18/01/2016 00:00
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio inaugura ciclovia ao longo do costão rochoso da Avenida Niemeyer

Rio inaugura ciclovia ao longo do costão rochoso da Avenida Niemeyer

 

Mais um trecho da orla oceânica do Rio de Janeiro já pode ser percorrido com segurança pelos ciclistas. A ciclovia da Avenida Niemeyer, ligando os bairros do Leblon e São Conrado, na zona sul, com 3,9 quilômetros de vista total para o mar, começou a ser percorrida por cariocas e turistas neste domingo (17). As obras foram iniciadas em junho de 2014 e duraram um ano e seis meses.

 

De acordo com a prefeitura, ainda neste semestre, com a inauguração do trecho que liga São Conrado à Barra da Tijuca pelo Elevado do Joá, será possível seguir do Centro à Grumari, na zona oeste, ao longo de ciclovias, sem interrupções. 

 

Proprietário de uma farmácia homeopática em São Conrado e morador em Botafogo, o farmacêutico Gian Paulo Bonaccorsi ficou feliz com a nova ciclovia. “Acabei de estrear. Fui a pé e voltei de bicicleta'', contou.

 

Segundo ele, a ciclovia “representa um momento histórico para a inserção do bairro na cidade, que vai se concretizar com o metrô. São Conrado tem o estigma de um bairro de passagem”, disse o farmacêutico. “Tenho clientes no Vidigal e agora eles poderão ir de bicicleta à minha farmácia”, espera Bonaccorsi.

 

Cidade que detém a maior malha cicloviária urbana da América Latina, o Rio de Janeiro passa contabilizar 438,9 quilômetros com a inauguração da Ciclovia Tim Maia. A meta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à qual está vinculado o programa da prefeitura Rio capital da bicicleta, é alcançar 450 quilômetros até o fim de 2016, 300 quilômetros a mais do que havia em 2009.

 

A cada dia, são registradas mais de 2 milhões de viagens de bicicleta na cidade, número que inclui o uso do veículo por parte do comércio, na realização de entregas domiciliares e prestações de serviço. Veículo não poluente, a bicicleta já representa 5% do total dos meios de transporte no Rio de Janeiro.