ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Eder deixa cadeia para depor sobre repasse a empreiteira

Ex-secretário de Estado está preso no Centro de Custódia da Capital, desde dezembro

Data: Sexta-feira, 15/01/2016 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ AIRTON MARQUES
 

Marcus Mesquita/MidiaNews

 

Ex-secretário Eder Moraes deixa a delegacia após depoimento


O ex-secretário de Estado, Eder Moraes, saiu do Centro de Custódia da Capital, no bairro Bela Vista, para prestar depoimento na Delegacia Fazendária (Defaz), localizada no Centro Político Administrativo (CPA), na manhã desta sexta-feira (15).

 

Eder está preso desde o dia 5 de dezembro, por conta da 10ª fase da Operação Ararath.

 

Conforme o advogado de defesa do ex-secretário, Fabian Feguri, ele foi conduzido à Defaz para prestar esclarecimentos sobre um pagamento realizado pela Secretária de Estado de Fazenda (Sefaz) à empresa Engevix Engenharia e Construcões Ltda., no valor de R$ 1,3 milhão, no ano de 2010.

 

A construtora prestava serviços à Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). Eder deixou a Fazenda um mês antes do pagamento ocorrer.

 

Feguri ainda esclareceu que o inquérito, aberto em 2011 pela Delegacia Fazendária, investiga a possibilidade do pagamento deste valor ter sido realizado a uma pessoa que não detinha os poderes legais para representar a construtora.

 

Marcus Mesquita/MidiaNews

Fabian Feguri

Advogado Fabian Feguri: "Eder foi questionado se houve alguma interferência de deputados estaduais ou políticos no pagamento deste valor"

 

"O pagamento foi regular. O que eles estão questionando é para quem foi pago, quem recebeu este dinheiro. Tanto é que não tem uma pessoa em si na investigação. O investigado ainda está sendo apurado. Eder foi questionado se houve alguma interferência de deputados estaduais ou políticos no pagamento deste valor a uma pessoa que não tinha poderes legais para representar a Engevix", declarou o advogado.

 

Após prestar depoimento, Eder voltou algemado para o Centro de Custódia, no fim da manhã.

 

A assessoria de imprensa da Polícia Civil afirmou que não vai dar esclarecimentos sobre o inquérito.

 

Prisão

 

O ex-secretário foi preso sob a acusação de ter violado, 92 vezes, os termos da utilização de monitoração eletrônica (tornozeleira), em um período de 60 dias.

 

A decisão que decretou a volta do ex-secretário para a prisão foi assinada pelo juiz Jefferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso.

 

O magistrado revogou as medidas cautelares que ele mesmo aplicou a Eder, em agosto de 2015, quando conquistou sua liberdade com uma decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).