ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Força Nacional continua com policiamento na Funai de Juína e índios com cobranças de pedágio

Mesmo após as mortes de jovens, os índigenas continuam a cobrança ilegal de pedágio na BR-174

Data: Quinta-feira, 07/01/2016 00:00
Fonte: Juína News

Mesmo com o bárbaro duplo homicídio que vitimou Genes Moreira dos Santos Junior, 24, e Marciano Cardoso Mendes, 25, por índios da etnia Enawenê Nawe, no dia 9 de dezembro passado, a cobrança de pedágio ilegal dos motoristas continua na BR-174, no trecho que liga Juína à Vilhena – RO, porém, ao invés de dois, apenas um pedágio é mantido pelos indígenas.

 

A Polícia Federal investiga as mortes, mas decretou segredo de justiça, até agora nenhuma resposta foi dada aos familiares dos jovens.

 

Outro fato que chama a atenção é que devido o prédio da FUNAI ter sido alvo de represália no dia em que os corpos foram entregues pelos indígenas a PF, o órgão que até agora não se pronunciou a cerca do ocorrido tanto com familiares e imprensa, pediu apoio de policiais da Força Nacional de Segurança, que foi imediatamente atendido.

 

Já se passaram 27 dias da morte dos jovens e o policiamento de forma alternada continua no prédio da FUNAI.

 

A reportagem do portal de notícias, Juína News, procurou a FUNAI na manhã desta quarta-feira (06.01), porém, Adegildo José do Nascimento, que responde no momento pelo órgão, disse não ter autorização para falar sobre os assuntos e que somente a Funai de Brasília poderá nos dar uma resposta.

 

A base da Força Nacional também recebeu a visita da reportagem, um policial informou que apenas receberam ordens de Brasília para manter a segurança no local e que não tem autorização para falar sobre o policiamento.

 

Os funcionários da FUNAI já voltaram a trabalhar no prédio, mas ainda demonstram preocupação pelo o que ocorreu no mês passado.