ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lula: 'impeachment de Dilma é um ataque moral à democracia'

Ex-presidente participa em Madri do debate 'Desafios dos Emergentes'

Data: Sábado, 12/12/2015 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta sexta-feira (11/12), em Madri, a tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff, como uma reação “desesperada” do presidente da Câmara. "Não há base legal ou jurídica para o impeachment de Dilma. Trata-se de um ataque moral à democracia". Lula lembrou que alguns articulistas argumentam que tudo isso estaria sendo feito para evitar sua volta em 2018. "Dizem que o que acontece hoje no Brasil é para impedir que eu volte à presidência. O país não merece esse sacrifício. É melhor fazer o debate".

 

Lula participou nesta sexta-feira (12), do debate “El desafio de los emergentes” promovido pelo jornal espanhol El País, com o ex-presidente do governo espanhol Felipe González.

 

O ex-presidente afirmou que os empresários que investirem no Brasil em dois anos irão agradecê-lo “O Brasil é um país com enorme vontade de se desenvolver”, reforçou.

 

Lula também fez comentários sobre o cenário internacional e elogiou a chanceler alemã, Angela Merkel. Segundo o ex-presidente, Merkel está sofrendo ataques da direita e de seu próprio partido por ter a coragem de abrigar refugiados na Alemanha.

 

Lula: "Dizem que o que acontece hoje no Brasil é para impedir que eu volte à presidência. O país não merece esse sacrifício. É melhor fazer o debate"
Lula: "Dizem que o que acontece hoje no Brasil é para impedir que eu volte à presidência. O país não merece esse sacrifício. É melhor fazer o debate"

 

González, por sua vez, aconselhou os empresários espanhóis a continuarem investindo no Brasil e na América Latina, mesmo diante de um cenário momentâneo de retração econômica. “Os empresários espanhóis tem que aproveitar esse momento de dificuldade para ajudar e investir em Brasil e na América Latina. Porque as perspectivas a médio prazo são mais consistentes do que na velha Europa.”

 

Sobre a relação entre crises políticas e econômicas, González comentou  que “se as decisões do governo são bloqueadas durante uma crise, ela dura mais”. 

 

*Com informações do Instituto Lula