ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vasco se torna o primeiro grande a cair de novo no ano em que voltou

Data: Segunda-feira, 07/12/2015 00:00
Fonte: Por Vinicius Carvalhosa/ FutNet

Fonte: MarceloSadio / Vasco da Gama


O terceiro rebaixamento da história do Vasco da Gama foi um balde de água fria nas pretensões do clube de se reorganizar após disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2014 e voltar à elite. É normal que os grandes que tenham passado pela segunda divisão tenham dificuldade no ano em que retornam para a primeira, por conta de dificuldades financeiras para montar elenco, mas até hoje todos haviam conseguido sobreviver e ficar.

 

O Cruzmaltino é o primeiro grande brasileiro a cair novamente na temporada em que voltou à Série A - o clube de São Januário foi o terceiro da Série B ano passado e conseguiu o retorno, mas terá de passar novamente pelo inferno da segundona em 2016.

 

Campeão da Série B em 2013, o Palmeiras sofreu muito e chegou a estar em situação complicada no Brasileirão de 2014 - mas conseguiu escapar somente na última rodada da competição, por dois pontos, como o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

 

O próprio Vasco ganhou a segunda divisão em 2009 e teve vida relativamente tranquila em 2010 na primeira, terminando sete pontos à frente da zona de rebaixamento. Antes, no ano anterior, o Corinthians passou pelo mesmo, também com sete pontos de vantagem ao fim do Brasileirão de 2009 após o título da Série B de 2008.

 

Em 2007 o Atlético Mineiro havia acabado de voltar à elite, mas fez boa campanha: oitavo colocado do Brasileiro com 11 pontos de diferença para o rebaixamento e apenas cinco para o G4. Já o Grêmio fez melhor ainda em 2006, conquistando a vaga na Copa Libertadores na terceira posição um ano depois de passar pela famigerada Batalha dos Aflitos na Série B, em que quase ficou sem o acesso.

 

Em 2004, Palmeiras e Botafogo voltavam para a primeira divisão após conquistarem as duas vagas para subir na segundona anterior. O Verdão fez bonito e, com a quarta posição, se garantiu na Libertadores. Já o Glorioso sofreu e só escapou do rebaixamento na última rodada.

 

Após pular direto da Série C para a Série A, o Fluminense disputou a Copa João Havelange de 2000 e foi bem, ficando em terceiro na primeira fase. No mata-mata, porém, caiu logo nas oitavas de final para o São Caetano - que havia sido o 14º por ser o vice da Série B daquele ano, no esdrúxulo regulamento do torneio.

 

Por fim, o primeiro grande que teve a sensação de cair e voltar logo foi o Grêmio. Rebaixado em 1991, voltou após manobra para classificar os 12 primeiros da Série B de 1992, já que ficou em nono. Em 1993, o regulamento não previa possibilidade de rebaixamento para o Imortal, que estava em um dos grupos dos times 'grandes' - e somente clubes dos outros dois grupos poderiam cair. A campanha tricolor, no entanto, foi razoável e não o rebaixaria de qualquer maneira.