ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Quatro tumbas pré-colombianas são descobertas em Lima

Três mulheres e um homem viveram entre os anos 1000 e 1450. Primeiras tumbas da cultura Ichma ficam no topo de uma pirâmide.

Data: Sexta-feira, 27/11/2015 00:00
Fonte: France Presse

Arqueólogos peruanos descobriram quatro tumbas com restos humanos pré-históricos de mais de mil anos de idade em um cemitério pré-inca de forma piramidal que se ergue no coração de um bairro residencial em Lima - informou nesta quinta-feira (26) à AFP a diretora do projeto.

 

"São quatro humanos, indivíduos adultos, três do sexo feminino e um do sexo masculino, que viveram entre os anos 1000 e 1450", disse a arqueóloga Isabel Flores, diretora do projeto que está sendo desenvolvido na Huaca Pucllana, um antigo complexo cerimonial no bairro de Miraflores.

 

A descoberta confirma a presença da cultura Ichma em Lima, que se instalou na costa central doPeru a partir do ano 1000 e desapareceu em 1450, coincidindo com a expansão do império inca, que abarcou os anos 1438-1533, disse o pesquisador.

 

 

Arqueóloga peruana trabalha na recuperação de restos humanos descobertos na Huaca Pucllana, no centro de Lima, na quinta (26) (Foto: AFP Photo/Cris Bouroncle)
Arqueóloga peruana trabalha na recuperação de restos humanos descobertos na Huaca Pucllana, no centro de Lima, na quinta (26) (Foto: AFP Photo/Cris Bouroncle)
 
 

"São as quatro primeiras tumbas da cultura Ichma. Pode ser que encontremos mais tumbas, apesar deste lugar sagrado ter sido saqueado desde a época dos (conquistadores) espanhóis", no século XVI, apontou Flores, que pesquisa o lugar há 35 anos.

 

As descobertas foram exibidas aos jornalistas no local onde foram encontradas: no topo da grande pirâmide chamada Huaca. La Huaca é uma construção feita em adobe de mais de 20 metros constituída por sete plataformas e com uma extensão de seis hectares.

 

As quatro sepulturas individuais estão localizados no chão. Os corpos estão de frente para o mar em uma posição sentada, envoltos em tecidos, cestas e cordas, e cobertos com esteiras e ofertas como potes de cerâmica, utensílios e agulhas foscas, bolas de fios e tecidos.

 

As huacas - nome dado em quechua, língua dos incas, para designar um local sagrado - serviram no antigo Peru pré-hispânico para enterrar personagens importantes e representativos da sociedade.

 

 

Arqueólogos peruanos trabalham na Huaca Pucllana, no centro de Lima, na quinta (26) (Foto: AFP Photo/Cris Bouroncle)Arqueólogos peruanos trabalham na Huaca Pucllana, no centro de Lima, na quinta (26) (Foto: AFP Photo/Cris Bouroncle)
 
 

"O importante é que recuperamos a história de Miraflores, aqui surge a cidade de Miraflores. É o primeiro distrito do pais que tem uma história de mais de 1.500 anos", destacou Flores, que também é diretora do museu da Huaca Pucllana.

 

A Huaca Pucllana já tinha sido notícia em 2013 quando foram encontradas duas múmias, de um adulto e uma criança. Em 2010 encontraram a tumba de uma mulher sepultada, acompanhada de quatro crianças, e em 2008 a múmia de uma menina de 13 anos.

 

O centro cerimonial foi construído durante o período da cultura pré-hispânica em Lima, entre os anos 500 e 700. Depois, foi ocupado pela cultura Wari entre os anos 800 a 1000, até a chegada da cultura Ichma no ano 1000.

 

Em Lima existem cerca de 350 huacas, pré-hispânicas em sua maioria, que se misturam aos edifícios e casas, dando à cidade um dos raros toques de sua herança pré-hispânica.