ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Três municípios de MT estão em situação de risco de surto de dengue

Data: Quarta-feira, 25/11/2015 00:00
Fonte: Amanda Sampaio Do G1 MT

 

Três municípios de MT estão em situação de risco de surto de dengue
Foto: Cesar Fontanele/ EPTV
 

Três municípios de Mato Grosso estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. O cenário, que inspira preocupação, é resultante de um levantamento divulgado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde, segundo o qual mais de 4% das casas visitadas nas cidades de Nobres, Rio Branco e Rosário Oeste continham larvas do mosquito vetor das doenças, o Aedes aegypti.

 

Dentre os três municípios mato-grossenses com índices que sugerem risco, a pior situação é de Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, onde foram encontradas larvas do Aedes aegypti em 5% das casas. O índice é menor em Rosário Oeste (a 133 km da capital), com larvas em 4,3% das residências. Já em Nobres, a 151 km de distância, o índice ficou em 4%. O estado tem ainda 14 municípios em estado de alerta e 28 em estado satisfatório.

 

Levantamento

 

Ao todo, 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto das três doenças. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, nesta terça-feira (24) em Brasíliax, como resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

 

Entre as 18 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, apenas Rio Branco está em situação de risco. Cuiabá está entre as sete capitais em estado de alerta, assim como Aracaju, Recife, São Luís, Rio de Janeiro, Belém e Porto Velho.

 

Na capital mato-grossense, larvas do mosquito foram encontradas em 3,4% das casas. Os depósitos mais comuns de larvas de mosquito foram encontrados em recipientes de armazenamento de água (277), em depósitos domicíliares (32) e em locais com lixo (34).

 

Realizado em outubro e novembro, o LIRAa teve adesão recorde para este período do ano, com 1.792 cidades participantes, aumento de 22,4% se comparado ao número de municípios em 2014.

 

O levantamento identificou a presença do mosquito Aedes albopictus, que pode também transmitir a chikungunya, em 262 municípios do país.

 

Em relação ao Zika, até esta terça-feira (24), 18 estados tiveram confirmação laboratorial do vírus: Roraima, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernamebuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.