ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Ararath: inquérito chega à Justiça Federal em MT nesta semana

Data: Terça-feira, 10/11/2015 00:00
Fonte: MIDIA NEWS
 

STF

O ministro Dias Toffoli, que decidiu pelo desmembramento da Ararath

 

A decisão do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), de desmembrar  o inquérito nº 3842, referente às investigações da Operação Ararath, está sendo cumprida nesta semana.

 

A expectativa é que os autos do processo cheguem à Vara Federal em Mato Grosso nos próximos dias.

 

Todos os volumes relacionados à Ararath serão enviados a Mato Grosso, incluindo escutas telefônicas e demais mídias obtidas por meio de buscas e apreensões. As informações dão conta de que o material já foi despachado de Brasília, por meio dos Correios.

 

Com a decisão de Toffoli, o STF continuará a investigar apenas o senador Blairo Maggi (PR), que possui prerrogativa de foro para aquela instância.

 

Já o conselheiro Sérgio Ricardo, do TCE-MT, e o desembargador afastado Evandro Stábile, do Tribunal de Justiça, passam a ser investigados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

 

Ex-políticos alvos da operação, como Silval Barbosa, José Riva, Eder Moraes e Alencar Soares passam a responder perante a 5ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, sob comando do juiz Jeferson Schneider.

 

O prefeito Mauro Mendes, também investigado na Ararath, passa a responder perante o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região.

 

Nos bastidores, a expectativa é que o desmembramento tenha reflexos a curto prazo. Já haveria, por exemplo, várias denúncias prontas no Ministério Público Federal (MPF) - além de outras fases da operação poderem ser deflagradas.