ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fiscalização apreende 600 m³ de madeira ilegal em reserva de MT

Toras foram apreendidas na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt. Operação já apreendeu ao todo 1.260 m³ de madeira ilegal na área.

Data: Quinta-feira, 05/11/2015 00:00
Fonte: Do G1 MT
 
 
 
 
Equipes de fiscalização têm encontrado áreas abertas na mata com toras de madeira extraída ilegalmente da reserva (Foto: Fiscalização/Divulgação)
Equipes de fiscalização têm encontrado áreas abertas na mata com toras de madeira extraída ilegalmente da reserva (Foto: Fiscalização/Divulgação)
 

Equipes de fiscalização apreenderam na tarde desta quarta-feira (4) 600 m³ de madeira – o equivalente a 200 toras, suficiente para carregar 40 caminhões - extraída ilegalmente da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, na floresta amazônica mato-grossense, na região noroeste do estado. Agentes das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp) estão na região há cerca de três semanas em fiscalização contra o desmatamento ilegal.

 

A Reserva Extrativista Guariba Roosevelt se localiza na proximidade do município de Colniza, a 1.065 km de distância da capital. O município tem sido líder de desmatamento nos últimos cinco anos, com 54,8 mil hectares de mata derrubados. Nos últimos dois anos, a média anual de desmatamento saltou de 8 mil hectares para 15,6 mil e 14,5 mil hectares.

 

De acordo com as equipes de fiscalização, os 600 m³ de madeira ilegal encontrados nesta quarta-feira na reserva Guariba Roosevelt estavam em quatro novas áreas abertas dentro da mata da reserva, que atualmente conta com 164 mil hectares (área expandida após decreto governamental deste ano).

 

As toras estavam já prontas para o embarque, segundo as equipes, que incluem técnicos da Sema e policiais militares do Batalhão Ambiental e da Força Tática do município de Juína (a 737 km da capital).

 

 

Além desses 600 m³, as equipes de fiscalização já apreenderam outros 660 m³ de madeira extraída ilegalmente da reserva ao longo da atual operação. As toras estavam dispostas em 13 áreas abertas na mata. Também foram encontrados oito acampamentos de trabalhadores ilegais – quatro deles foram destruídos na última sexta-feira.

 

Segundo o balanço divulgado pela Sema, dez pessoas já foram presas ao longo da operação de fiscalização. Entre eles estão os motoristas de quatro caminhões flagrados com madeira ilegal em rota de saída da reserva na última sexta-feira. Também foram apreendidos na operação um trator e uma motocicleta.

 

Os agentes de fiscalização já derrubaram duas pontes de acesso à reserva no início da operação e deixaram intacta apenas uma, a qual vem sendo monitorada. Trata-se da via restante para os extrativistas ilegais tentarem retirar cargas de madeira.

 

A atual operação é desdobramento de uma outra, denominada Mata Verde, de maio deste ano. Na ocasião, três pessoas foram presas em flagrante por grilagem de terra.