ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PF quer pegar de 'surpresa' garimpeiros em área ilegal em Pontes e Lacerda

Data: Sexta-feira, 30/10/2015 00:00
Fonte: Gazeta Digital

O garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) deve ser desocupado em breve pela Polícia Federal. A data não foi divulgada, mas em reunião em Brasília, a polícia definiu a estratégia que será usada na desintrusão. O sigilo tem intuito de prender os que descumprim a decisão da Justiça.

 

 

A ação é uma determinação da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o órgão, os garimpeiros não tem autorização para explorar a área, além da possível contaminação do solo e da água por mercúrio, prejudicial à saúde.

 

Ainda segundo a PF, uma aeronave cedida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sobrevoou a região para definir os pontos estratégicos e críticos da desocupação.

 

A proporção do garimpo ilegal tomou dimensões enormes e atraiu centenas de pessoas em busca de ouro. A Polícia Federal já prendeu 8 pessoas com ferramentas e dinheiro e 5 ficaram feridos em um deslizamento de terras. O acesso ao garimpo está fechado, mas muitos ainda permanecem no local, cientes de que a polícia irá cumprir a determinação judicial.

 

Veja a íntegra da nota:

 


A Polícia Federal informa que está finalizando as ações necessárias para realizar a desocupação do Garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (MT), município a 483 km de Cuiabá.

 

Em uma reunião em Brasília (DF) foram definidas as estratégias necessárias visando dar cumprimento ao mandado judicial, o que será realizado em breve.

 

O dia da operação ainda permanece sob sigilo para que sejam realizadas as prisões daqueles que ainda continuam a descumprir a determinação judicial.

 

Nesta semana, foi realizado um sobrevôo com aeronave da Secretaria de Segurança Pública na região do garimpo, para definição de pontos estratégicos e críticos na realização da desocupação.