ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cientistas dizem que calor vai tornar vida insuportável em região do planeta

Pesquisadores usaram a chamada temperatura de bulbo úmido. Base do estudo foi uma das regiões mais quentes do planeta: o Golfo Pérsico.

Data: Terça-feira, 27/10/2015 00:00
Fonte: G1. Globo/ Jornal Nacional
 
 

Um estudo que envolveu cientistas de duas universidades americanas concluiu que uma região do planeta pode se tornar inabitável até o fim deste século.

 

A gente sempre ouve dizer que o ser humano consegue se adaptar a quase tudo: ao frio extremo, por exemplo. Ao calor exagerado que tem feito quase no mundo todo. Mas não é bem assim. O nosso corpo tem um limite. E a gente pode estar já bem perto de chegar ou ultrapassar esse limite.

 

E pra entender melhor o que os cientistas anunciaram nesta segunda-feira (26), a gente precisa saber antes como eles fizeram os cálculos.

 

Os pesquisadores não usaram a temperatura normal, essa da previsão do tempo. Mas a chamada temperatura de bulbo úmido, que leva em conta também a umidade do ar.

 

O homem e a maioria dos seres vivos podem, geralmente, suportar essa temperatura até os 35°C. Isso por um período de menos de seis horas.

 

Acima desse nível, o corpo até de pessoas jovens e saudáveis pode entrar em colapso e a morte é a consequência mais provável.

 

Trinta e cinco graus nem parece o fim do mundo, mas acontece que a "temperatura do bulbo", mesmo nas regiões mais quentes do planeta, dificilmente ultrapassa os 31°C.

 

Os cientistas pegaram como base do estudo uma das regiões mais quentes do planeta: o Golfo Pérsico. E consideraram que as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global continuem sem controle. O resultado é que, até o fim do século, as principais cidades da região vão enfrentar ondas de calor, acima dos 35°C, é o calor mortal.

 

Mas nem tudo é má notícia. Elfati Eltahir é um dos chefes da pesquisa. Ele diz que se todos realmente se esforçarem pra reduzir a emissão de gases, as mudanças no clima não serão tão severas. Temos uma chance. Mas não podemos ficar de braços cruzados.