ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Kardec desencanta, São Paulo vence a 1ª com Doriva e derruba tabu contra Coritiba

Data: Segunda-feira, 26/10/2015 00:00
Fonte: ESPN

A atuação não encheu os olhos, mas os gols do São Paulo foram duas pinturas e o time tricolor conseguiu derrotar o Coritiba por 2 a 1, em Curitiba, neste domingo, pelo Brasileiro. O atacante Alan Kardec desencantou e marcou o primeiro gol dele desde 29 de março e o técnico Doriva pôde festejar o primeiro triunfo dele no comando tricolor.

 

Além de Kardec, que ficou afastado dos gramados entre abril e setembro por causa de uma lesão no joelho direito, quem também marcou foi o atacante Pato, autor de 26 gols nesta temporada. O volante Cáceres descontou.

 

A vitória tricolor encerrou um tabu de quatro anos sem vitórias contra o Coritiba, em Curitiba. Desde o 4 a 3, em 2011, foram três derrotas e um empate na casa do adversário.

 

Com o triunfo, o São Paulo tem 50 pontos e está na quinta colocação, mesma pontuação do Santos (quarto) e do Internacional (sexto). O que diferencia a campanha dessas equipes é o saldo de gols: os santistas têm 15, os tricolores têm cinco e os colorados têm um negativo.

 

A vitória ocorre no início da semana mais decisiva do ano para o São Paulo.

 

Na quarta-feira, o time vai enfrentar o Santos pela Copa do Brasil, duelo que vale vaga na final do torneio. Na terça, acontece a eleição para escolha do presidente, que terá um mandato tampão até abril de 2017.

 

Já o Coritiba continua em dificuldade. A equipe está na zona de rebaixamento, com 33 pontos. É o primeiro na zona de rebaixamento. Um ponto a separa do Avaí, o 16º.

 

OS GOLS

Alan Kardec abriu o placar para o São Paulo aos 24 minutos do primeiro tempo, encerrando jejum que durava desde 29 de março, quando fez dois gols no Linense. Ele ficou sem jogar de abril até setembro com uma lesão no ligamento do joelho direito.

 

Na jogada, Kardec recebeu um belo passe de Paulo Henrique Ganso, dominou a bola na área e bateu rasteiro, sem chance de defesa para o goleiro Wilson.

 

O empate do Coritiba foi no final do primeiro tempo. Cáceres recebeu a bola de Lúcio Flávio e, de fora da área, acertou um belo chute no gol. A bola não chegou acertar o ângulo da meta são-paulino, mas a defesa não era tão simples.

 

No segundo tempo, aos 18 minutos, Ganso e Pato tabelaram perto da área do Coritiba. O camisa 10 acertou um passe por baixo das pernas de um rival e o camisa 11 bateu no ângulo, sem chance alguma para Wilson. Um golaço.

 

GOL 10.000

O São Paulo comemorou com Alan Kardec o gol de número 10.000 da história tricolor.

 

No entanto, na conta do clube do Morumbi estão as temporadas de 1930, 1931, 1932, 1934 e o início de 1935, antes da refundação em 16 de dezembro de 1935.

 

O São Paulo foi fundado em 1930, chegou a ser campeão paulista em 1931, mas por problemas financeiros a equipe fechou as portas no início de 1935.

 

Os sócios que restaram foram para o Clube Tietê.

 

Em dezembro do mesmo ano, após diversas reuniões, houve a fundação de um novo São Paulo, com mesmo nome, cores e símbolo, mas com uma diretoria diferente. 

 

A questão parece simples, mas é polêmica dentro do próprio São Paulo.

 

Até hoje não há consenso dentro do clube sobre o ano correto da fundação. O estatuto considera 1935 e não 1930, mas cita que "trata-se de uma refundação".

 

TITULARES EM CAMPO

Apesar de estar a três dias da disputa pela vaga na final da Copa do Brasil, o São Paulo contou com a maioria dos titulares diante do Coritiba.

 

Estiveram em campo Rogério Ceni, Bruno, Michel Bastos, Ganso, Pato e Kardec.

 

Quem ficou fora foi o atacante Luis Fabiano, com dores musculares, o zagueiro Breno, dores no joelho, e o lateral esquerdo Carlinhos (contusão na panturrilha).

 

Além deles, o lateral esquerdo Matheus Reis cumpriu suspensão por ter recebido cartão vermelho no jogo anterior.

 

CONFUSÃO

No primeiro tempo, o zagueiro Luiz Eduardo acertou um chute no volante Cáceres, que estava caido no gramado. O defensor tricolor levou um soco do atacante Henrique na sequência, dando início a uma discussão entre os jogadores.

 

O jogo chegou a ficar parado por quatro minutos, mas o árbitro Marielson Alves Silva não expulsou ninguém, mantendo os ânimos exaltados.

 

No segundo tempo, Henrique acabou pisando em Luiz Eduardo, em um lance bem claro para a arbitragem, e foi expulso. O atacante não chegou nem a reclamar.

 

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O São Paulo terá decisão na próxima quarta-feira pela Copa do Brasil. Após perder por 3 a 1, no Morumbi, o time encara novamente o Santos, mas na Vila Belmiro, em Santos.

 

O time precisa de uma vitória por diferente de três gols ou por diferença de dois desde que marque mais que três (como 4 a 2, 5 a 3 e assim por diante) para ir à final.

 

Já o Coritiba só terá um novo jogo no próximo sábado, quando receberá o Figueirense, às 21h, em Curitiba, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 X 2 SÃO PAULO

Local: estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 25 de outubro de 2015, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Marcos Welb Rocha de Amorim (ambos da BA)
Cartões amarelos: Henrique Almeida, Rafael Marques (Coritiba); Alan Kardec, Rodrigo Caio, Luiz Eduardo (São Paulo)
Cartão vermelho: Henrique Almeida (Coritiba)

 

GOLS:
CORITIBA: Cáceres, aos 45 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Alan Kardec, aos 24 minutos do primeiro tempo, e Alexandre Pato, aos 18 minutos do segundo tempo

 

CORITIBA: Wilson; Ivan, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Cáceres, Lucio Flavio (Juan) e Ruy (Alan Santos); Kleber e Henrique Almeida. Técnico: Ney Franco.

 

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Bruno, Lucão, Luiz Eduardo e Reinaldo; Rodrigo Caio e Thiago Mendes; Alexandre Pato (Lyanco), Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos (Centurión); Alan Kardec (Rogério). Técnico: Doriva.