ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Índios Enawene Nawe cobrarão pedágio a partir de sábado dia 24, na MT-170, em Juína

Data: Quarta-feira, 21/10/2015 00:00
Fonte: Juína News

 

Em uma carta enviada as autoridades municipais, estaduais, federais e imprensa, os índios da etnia Enawene Nawe, confirmaram que a partir deste sábado dia 24 de outubro, passarão a cobrar pedágios dos motoristas que trafegarem pela Rodovia MT-170 na ponte sob o rio Juruena, a 60 km, do perímetro urbano de Juína.

 

Segundo informou o coordenador regional da FUNAI, em Juína, Antônio Carlos de Aquino, os indígenas “apenas” comunicaram a órgão em Juína que deverão cobrar pedágio por 7 dias, começando dia 24, e que a FUNAI  tentou de todas as formas convencer os índios que isso é ilegal e que não cairá bem na sociedade juinense.

 

Os motivos para o fechamento da Rodovia com cobrança de pedágio conforme está escrito na carta, é que representantes da SINFRA de Mato Grosso, estiveram em junho deste ano e fizeram uma reunião com lideres e representantes da tribo e prometeram que no mês seguinte, estaria realizando o cascalhamento da estrada que dá acesso a aldeia, porém, já se passaram meses e nada foi feito.

 

O dinheiro arrecadado no pedágio, ainda segundo os indígenas, será para contratar uma empresa para realizar a manutenção na estrada.

 

Ao final, eles pediram para não enviar a polícia para retirá-los, porque se isso ocorrer terá problemas com o governo e comunidade indígena.