ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Veja como se preparar para reta final do Enem

Data: Segunda-feira, 19/10/2015 00:00
Fonte: Soraya Medeiros, repórter do GD

 

 

 

 

No próximo final de semana cerca de 7,1 milhões de brasileiros farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão nos dias 24 e 25 deste mês. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília.

 

Neste ano, o cartão de confirmação da inscrição do participante está disponível no endereço eletrônico: http://enem.inep.gov.br/participante.

 

É hora de tentar aprender conteúdos que você não domina ou revisar aqueles nos quais você tem segurança? A segunda alternativa é a resposta correta, garante o coordenador do cursinho do colégio Master, Antonio Humberto César Filho.

 

“Eu vejo que não tem como correr atrás para aprender agora. O momento é de estudar de forma mais light, de fazer uma revisão dos estudos. Dá para aproveitar aqueles resumos que o aluno geralmente já faz quando está estudando”, sugere.

 

Humberto alerta que o estudante vá até o local da prova dias antes do exame, para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. "Para quem utiliza o transporte coletivo deve saber que nos finais de semana o serviço é reduzido. Portanto deve sair de casa três horas antes da prova, só que dependendo do local é melhor sair com cinco horas de antecedência para chegar tranqüilo ao local da prova".

 

Ao buscar entender um conteúdo novo a esta altura do campeonato, o candidato pode ver que não vai dar conta do recado e ficar inseguro, fragilizado. “Um dos fatores mais importantes nesta reta final é o emocional. Priorize reforçar aquilo que você já sabe, revise esquemas e macetes. Isso vai dar confiança e evitar o apagão", informou o coordenador.

 

Humberto avisa que não é hora de abrir mão da rotina de estudos, aproveite a semana para simular uma situação real como a que vai ocorrer nos dois dias do Enem. "Pegue provas dos anos anteriores e as refaça. Aproveite também para calcular o horário das provas, assim não ficará perdido no tempo".

 

Outra dica importante é o aluno se manter atualizado lendo revistas, jornais e sites. Uma das características do Enem é cobrar atualidades, por mais que uma notícia que aconteceu agora não vá cair na prova porque elas já estão prontas, este assunto pode estar relacionado a outro mais antigo, e este mais velho sim pode ser cobrado. Além do mais, a leitura pode contribuir com o repertório para escrever a redação.

 

Humberto destaca que se o aluno treinou e se preparou é hora de confiar no seu potencial. "Entender que você é capaz é a melhor maneira de controlar a ansiedade. Vale fazer exercícios de relaxamento ligados a respiração. Também é importante entender que o Enem não é a última cartada, que o candidato terá outras oportunidades, como os vestibulares. Não ir bem no Enem não significa fracasso", disse.