ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Treinamento garantirá troca de informações entre fiscalizações

Data: Quarta-feira, 14/10/2015 00:00
Fonte: Rafaela Maximiano/Gecom Crea-MT


Foi concluído em Aripuanã, mais um treinamento com funcionários do setor de tributos da Prefeitura Municipal. O treinamento foi ministrado pelos fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Regional que possui um convênio de mútua cooperação com o Executivo para garantir obras de qualidade à sociedade dando acesso a ambas às equipes de fiscais - Crea e Prefeitura - aos dados dos setores de fiscalização da construção civil no município.

 

De acordo com o presidente do Crea-MT, Juares Silveira Samaniego, Prefeitura e Crea têm, os esforços redobrados no quesito fiscalização. "O convênio beneficia tanto o Crea quanto à prefeitura pois os dois acabam fiscalizando obras e quando não há o habite-se significa que não existe um profissional responsável e um projeto. Também se não existir profissional e projeto não existirá habite-se", explicou.

 

Samaniego destaca a ampliação do serviço de fiscalização e a economia gerada pelo convênio. "Prefeitura e Crea com certeza economizam pois ampliamos o número de fiscais sem haver necessidade de contratação, sendo assim mais efetiva e alcançando um raio maior de fiscalização", justifica. "Parece pouco mas o Crea fiscaliza, por exemplo, pelo menos 302 profissões em um estado com as dimensões que Mato Grosso possui. São atividades caras e demoradas. Por isso cobramos tanto do Conselho Federal maiores condições e tecnologia que ajudem nessas fiscalizações", explica o presidente.

 

O prefeito Ednilson Luiz Faitta concorda com a economia aos cofres públicos e a ampliação da fiscalização destacando que a administração está atenta a convênios e parcerias que beneficiem a todos. "Imprimimos uma gestão de melhoramentos, deixamos para trás um poder municipal arcaico e moroso. Temos que mudar a forma de gerir a administração pública, buscar parceria que dê qualidade e seriedade aos serviços públicos", explicitou Faitta.

 

A troca de informações também atualizará a base cadastral da prefeitura e atualização dos dados das empresas domiciliadas na cidade. Compareceram ao treinamento a secretária do setor de tributos da Prefeitura de Aripuanã, Suzana de Moraes e o fiscais da inspetoria do Crea-MT de Tangará da Serra e Mirassol D'Oeste, Alisson Sartori Santos e Marcos Nogueira, respectivamente.