ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito afastado de Campo Grande deixa presídio após 5 dias na cadeia

Gilmar Olarte saiu à 0h desta quarta-feira, conforme estava previsto. Ele teria envolvimento com compra de votos para cassar Bernal.

Data: Quarta-feira, 07/10/2015 00:00
Fonte: Do G1 MS, com informações da TV Morena
 
 

O prefeito afastado de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), saiu do Presídio Militar Estadual à 0h desta quarta-feira (7). É que venceu o prazo do mandado de prisão temporária, que era de cinco dias. Ele estava na cadeia desde a madrugada de sexta-feira (2). "A prisão é desnecessária, sempre nos colocamos oficialmente e documentalmente à disposição", disse.

 

Gilmar Olarte deixa presídio em Campo Grande (Foto: Reprodução/ TV Morena)
Gilmar Olarte deixa presídio em Campo Grande
(Foto: Reprodução/ TV Morena)
 

Olarte saiu da unidade de segurança acompanhando do advogado Jail Azambuja e foi direto para casa. Na residência, foi recebido por familiares e irmãos da igreja que ele frequenta com louvores, aplausos e abraços.



Prisão
O prefeito afastado foi preso por determinação da Justiça, a pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por suspeita de compra de votos para cassação de Alcides Bernal (PP), ocorrida em março de 2014. Ele prestou depoimentonessa terça-feira (6).

 

 

O empreiteiro João Amorim também responde à mesma suspeita, foi preso na quinta-feira (1º) esolto por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no fim da noite de sexta-feira. Amorim prestou depoimento nessa segunda-feira (5), por cerca de três horas.

 

O Gaeco também pediu à Justiça afastamento de 17 vereadores. Eles teriam envolvimento na trama para cassar Bernal. O pedido foi indeferido pela Justiça.

 

Investigação da Polícia Civil aponta que os encontros dos vereadores para tramar a cassação eram em uma chácara da capital sul-mato-grossense.



Entra e sai
Com a queda de Bernal, em março de 2014, Olarte assumiu a prefeitura. No último 25 de agosto, a Justiça determinou afastamento de Olarte e do presidente da Câmara, vereador Mario Cesar (PMDB).



No mesmo dia, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) reconduziu Bernal ao cargo.