ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Bancários rejeitam reajuste de 5,5% e entram de greve nesta terça em MT

Cerca de 6 mil trabalhadores devem aderir ao movimento grevista. Bancários estão cobrando melhores condições de trabalho e segurança.

Data: Terça-feira, 06/10/2015 00:00
Fonte: G1 MT

Faixa foi colocada em frente a uma agência bancária de Cuiabá (Foto: Nathalia Lorentz/ G1)Faixa foi colocada em frente a uma agência bancária de Cuiabá (Foto: Nathalia Lorentz/ G1)

 

Funcionários de instituições bancárias entraram em greve nesta terça-feira (6) em Mato Grosso.  De acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), a expectativa é de que no primeiro dia de paralisação cerca de 6 mil profissionais participem do movimento grevista nacional.

 

Os bancários reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial de 16%, aumento no valor do vale-alimentação e ainda auxílio-creche de R$ 788 por mês. Além disso ele estão cobrando plano de carreira, mais segurança nas agências, com a contratação de mais vigilantes e auxílio-educação para o pagamento de uma graduação e pós-graduação.

 

Segundo o sindicato da categoria, houve uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para reajuste salarial de 5,5% e abono de R$ 2,5 mil, rejeitada durante assembleia realizada na última quinta-feira (1º).

 

Os bancários também rejeitaram as propostas do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal (CEF) do Banco da Amazônia (Basa), que também não mostraram interesse em retomar as negociações, conforme o sindicato da categoria.

 

Ainda segundo o sindicato os representantes dos bancos apresentaram uma proposta de aumento de 4% não somente nos salários, mas também em relação às contribuições previdenciárias, aos vales e ao piso da categoria.

 

Durante a greve, os clientes poderão fazer saques, transferências, pagamentos e outras operações nos caixas eletrônicos e outros meios alternativos, como internet banking. Alguns serviços também podem ser feitos em casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.