ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Neymar? Sem Messi, Suárez é quem lidera o Barcelona e decide

Brasileiro teve atuação apagada contra o Bayer Leverkusen, enquanto uruguaio foi decisivo mais uma vez na temporada

Data: Quarta-feira, 30/09/2015 00:00
Fonte: Goal/ Gabriel Pazini

Suárez tem sido decisivo para o Barcelona

Suárez tem sido decisivo para o Barcelona

 

Após a lesão de Lionel Messi, algumas perguntas passaram a ser feitas no Barcelona, entre elas, duas em especial: Como o time vai se sair sem o craque? E chegou a hora de Neymar brilhar como nunca e liderar o Barça?

 

A primeira resposta

Pelo menos nesta terça-feira, contra o Bayer Leverkusen, o time catalão sofreu. Fez um primeiro tempo ruim, sem mostrar a habitual intensidade, marcação sob pressão e velocidade na transição com toque de bola e troca de posições, e sofreu com a pressão dos Aspirinas, que fizeram uma ótima etapa inicial, acelerando o ritmo e marcando a saída de bola adversária. 

 

Os alemães, que poderiam ter feito até 3 a 0 nos primeiros 45 minutos, abriram o placar em uma falha da defesa blaugrana, com Ter Stegen saindo mal do gol e Mathieu falhando de forma bizarra. A retaguarda da equipe, que foi bem na última temporada, começa mal a atual, com muitos erros e sofrendo com a bola aérea parada. Enquanto em 2014/15 sofreu apenas um gol em cobrança de escanteio no Camp Nou, em 2015/16, que mal começou, já sofreu dois. Os donos da casa só não sofreram mais tentos porque Ter Stegen consertou os equívocos de Piqué e Mathieu com ótimas defesas.

 

No segundo tempo, porém, o time melhorou. Passou a chegar mais ao ataque, melhorou a saída de bola e criou mais chances. Munir entrou muito bem no jogo, enquanto Jordi Alba deu mais dinâmica ao lado esquerdo e Sergi Roberto foi bem no meio-campo.

 

 

Em dois minutos, o Barcelona virou o jogo, com um gol de Sergi Roberto e um golaço de Luis Suárez. Os dois tiveram a participação de Munir, que fez a jogada do primeiro, deu a assistência para o segundo após fazer um carnaval na defesa alemã e quase marcou o terceiro minutos depois.

 

O Barça foi muito aquém do que pode, mesmo sem Messi e com Neymar longe de seus melhores dias, apesar de quase ter balançado as redes em duas oportunidades e acertado a trave. O time de Luis Enrique pode mostrar mais intensidade, um ritmo mais forte, trocar passes e mudar o posicionamento. No entanto, algumas modificações são necessárias.

 

A defesa precisa acordar. São muitos erros após ter ido bem na temporada passada e Piqué, que jogou muito bem em 2014/15, está mal em 2015/16. O posicionamento e a atenção, principalmente nas bolas aéreas e paradas, precisam melhorar.

 

Outra questão é o ataque. O jogo desta terça-feira evidencia que Munir é uma escolha melhor que Sandro para o trio ofensivo, formando um novo MSN. O garoto foi bem e melhor que Ramírez em oportunidades anteriores, principalmente no início da última temporada, e já deu duas assistências nos últimos dois jogos na atual. Além disso, Munir entrou muito bem contra o Leverkusen, sendo decisivo, enquanto Sandro pouco produziu com mais minutos em campo.

 

 

Já no meio-campo, uma notícia "menos pior" é que Iniesta só deve ficar fora por duas semanas. Com isso, o craque deve desfalcar o Barça "apenas" contra o Sevilla, neste sábado. Depois, perderá a data Fifa e não defenderá a Espanha contra Luxemburgo e Ucrânia, pelas Eliminatórias para a Euro 2016, mas deve voltar aos Blaugranas para encarar o Rayo Vallecano no sábado, 17 de outubro, por La Liga. Rakitic e Busquets seguem na equipe, que deve ter Sergi Roberto entre os titulares neste fim de semana.

 

O garoto, por sinal, é uma boa notícia. Depois de ser muito cornetado nas últimas temporadas - muito em função do excesso de expectativa - o meio-campista tem ido bem. Jogou muito como lateral-direito improvisado e, contra o Bayer Leverkusen, foi bem em sua posição original. Será uma peça importante, principalmente pela confiança que vem adquirindo e pelo Barça estar com poucas opções por conta das várias lesões.

 

A segunda resposta

Pelo menos por enquanto parece que não será Neymar quem vai liderar o Barcelona durante a ausência de Lionel Messi. Este papel, até aqui, tem sido de Luis Suárez. O uruguaio, aliás, tem sido mais decisivo até mesmo do que o argentino nesta temporada. Suárez participou diretamente de nove gols em 2015/16, balançando as redes seis vezes e dando três assistências. É mais do que qualquer outro jogador do Barcelona, até mesmo Messi, que também marcou seis gols, mas deu duas assistências.

 

Confira os números de Suárez e Neymar em La Liga:

Comparação de Jogadores

Selecione para comparar
  • Primeira Divisão Espanhola 2015/2016
  • Primeira Divisão Espanhola 2015/2016
Luis Suárez Neymar
Foto de Luis Suárez ATA Position ATA Foto de Neymar
5 Jogos 5
450 Minutos jogados 447
5 Jogos como titular 5
0 Substituições (entra) 0
0 Substituições (sai) 1
  • Luis Suárez Neymar
    107 Passes 243
    73,8% Precisão de passe 80,7%
    72,3% Precisão de passes no ataque (%) 79,4%
    19 Disputas ganhas 49
    35 Disputas perdidas 40
    35,2% Disputas ganhas (%) 55,1%
    4 Disputas aéreas ganhas 1
    2 Disputas aéreas perdidas 1
    66,7% Disputas aéreas ganhas (%) 50%
    5 Recuperações 25

 

O craque brasileiro, por outro lado, não tem sido decisivo. Em La Liga, marcou os mesmos três gols que Suárez, mas seus tentos tiveram um peso menor. Neymar marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético de Madrid, quando Messi mudou o jogo, e anotou um tento na goleada por 4 a 1 sobre o Levante e outro na sofrida, pelo mesmo placar, para o Celta. O uruguaio, por sua vez, marcou o gol da vitória sobre o Athletic Bilbao, fora de casa, e os dois do triunfo por 2 a 1 sobre o Las Palmas, no fim de semana, quando o brasuca inclusive perdeu um pênalti.

 

Já na Champions League, Suárez anotou o tento de empate na estreia contra a Roma e o da vitória contra o Leverkusen, enquanto Neymar não balançou as redes e pouco criou nas duas partidas.

 

Confira os números de Suárez e Neymar na Champions League:

Comparação de Jogadores

Selecione para comparar
  • Liga dos Campeões 2015/2016
  • Liga dos Campeões 2015/2016
Luis Suárez Neymar
Foto de Luis Suárez ATA Position ATA Foto de Neymar
2 Jogos 2
180 Minutos jogados 180
2 Jogos como titular 2
0 Substituições (entra) 0
0 Substituições (sai) 0
  • Luis Suárez Neymar
    38 Passes 95
    73,7% Precisão de passe 81,1%
    76,5% Precisão de passes no ataque (%) 78,3%
    10 Disputas ganhas 19
    11 Disputas perdidas 17
    47,6% Disputas ganhas (%) 52,8%
    1 Disputas aéreas ganhas 0
    1 Disputas aéreas perdidas 2
    50% Disputas aéreas ganhas (%) -
    2 Recuperações 4

 

É verdade que é apenas o começo da temporada e o camisa 11 tem qualidade e talento extraordinários para jogar o que dele se espera e comandar o Barça sem Messi. No entanto, pelo menos por enquanto, é Luis Suárez quem lidera o Barcelona.