ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Modelo portadora de uma rara doença quebra preconceitos no mundo da moda

Melanie Gaydos nasceu com displasia ectodérmica, que afeta seu cabelo, dentes, pele e unhas

Data: Quarta-feira, 23/09/2015 00:00
Fonte: O GLOBO

A modelo Melanie em um de seus inúmeros ensaios fotográficos

 

Melanie Gaydos tem 27 anos, é modelo, atriz e artista. Mas ela também sofreu uma rara mutação genética chamada displasia ectodérmica, que a afasta de qualquer padrão estético estabelecido pelos mais céticos do universo da moda. A doença afeta seu cabelo, dentes, pele e unhas. Mas isso não a impediu de seguir sua vontade de modelar. Só este ano, Melanie participou de desfiles durante a semana de moda de Nova York e fez vários ensaios fotográficos.

 



Com fotos arrojadas e cheias de atitude, a americana moradora de Nova York tem provocado boas reflexões sobre o mercado da moda através de seu trabalho. Sua carreira começou quando ela se cadastrou em um site de anúncios. Desde então, Melanie tem sido procurada por profissionais em busca de modelos com visuais diferentes.

 

Sua história já virou até um documentário produzido pela “BBC”, intitulado “Contagem regressiva para a vida: sua extraordinária criação", em tradução livre. No filme, ela conta como precisou vencer as barreiras do preconceito desde a infância.

 


Uma de minhas lembranças mais antigas é a de um estranho me olhando e fazendo perguntas sobre mim à minha família - conta ela no documentário. - Não entendia porque me olhavam daquele jeito. E quando era criança, crescendo, também não compreendia porque me tratavam de um jeito diferente. Na escola as crianças tinham medo de mim. Se estava perto, elas iam embora. Não tive amigos quando criança e adolescente.

 

 

Foto de uma dos ensaios feitos pela modelo


A modelo, diga-se de passagem, também é sucesso nas redes sociais. Sua página no Facebook tem cerca de 40 mil seguidores. Ela também tem um Tumblr onde posta várias imagens e vídeos de seus trabalhos.