ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lei que institui Dia Estadual da Adoção de Animais começa a ser divulgada

Data: Segunda-feira, 21/09/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto

Em vigor desde junho do ano passado, projeto de lei estabelece Dia Estadual da Adoção de Animais começa a ser amplamente divulgado. Para comemorar a data, quatro de outubro, estão previstos, dentre outros eventos, palestras educativas em escolas.



Criada pelo deputado Gilmar Fabris (PSD), a norma tem por objetivo mobilizar a população em ações que combatam o abandono, e incentivem crianças e adultos a cuidar melhor dos bichos. De acordo com Fabris, a proposta se deve ao alto índice de registros de crimes como abandono e maus tratos, líderes do ranking.

 



A data escolhida é a mesma em que se comemora, desde 1930, o Dia Mundial do Animal. É também o dia da morte de São Francisco de Assis, considerado o Santo protetor dos animais.

 



“A iniciativa vai reforçar as campanhas de conscientização, proteção aos animais e ao meio ambiente. Também vai amparar os que estão pelas ruas ou são vítimas de violência”, explica o parlamentar.

 



A ação segue o exemplo adotado pela cidade de Santo André, São Paulo, onde o dia da adoção acontece numa feira livre, com a participação de veterinários e agentes de controle de zoonoses prontos a esclarecer as duvidas dos freqüentadores. “É perfeitamente possível promover e estimular a população mato-grossense a adotar um animal que precisa de proteção”.