ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Operação Cobertura investiga fraudes em mais de 40 concursos públicos no RS

Data: Terça-feira, 15/09/2015 00:00
Fonte: UOL

O Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpre, nesta terça-feira (15), seis mandados de prisão e 19 de buscas e apreensão pela Operação Cobertura, que investiga fraudes e licitações de concursos públicos. As investigações ocorrem nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Bento Gonçalves e Jacuizinho. A suspeita é de que uma quadrilha possa ter fraudado mais de 40 concursos, a maioria na modalidade carta-convite. 

 

De acordo com o coordenador da operação, o Promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach, a quadrilha composta por sócios de sete empresas fraudou o caráter competitivo de licitações desde 2010. Há indícios, ainda, de lavagem de dinheiro. 

 

As investigações iniciraram no ano passado, quando a promotoria percebeu indícios de fraude em concursos nos municípios de Jacuizinho e Passa-Sete. Com a ampliação das investigações, chegou-se ao grupo de sete empresas (Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos Ltda. – IDRH, Energia Essencial Concursos Ltda., Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda., P.Mais Recursos Humanos Ltda., Tallentos Soluções Integradas, SS1 Serviços e Assessoria em TI, Ernesto Hattge Filho Ltda. e MayWay Webhost Ltda.). 

 

As promotorias constataram que, quando uma das empresas candidatava-se para participar de uma licitação por carta-convite, uma empresa indicava as demais para participarem da licitação, com a combinação prévia para que dessem valores que cobrissem o custo da pré-determinada como vencedora. 

 

Em Bento Gonçalves, o mandado de busca deve ser cumprido na Prefeitura, pela Promotoria de Justiça. Em Jacuizinho, os mandados de busca e apreensão serão cumpridos na Prefeitura, Secretarias Municipais e residências pela Procuradoria de Prefeitos. Nas demais cidades (Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo), os alvos são empresas e residências.