ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Período proibitivo para queimadas é prorrogado até 30 de setembro

Data: Sexta-feira, 11/09/2015 00:00
Fonte: Ascom Famato com informações da Sema

 

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) prorrogou o prazo para o período proibitivo de queimadas até 30 de setembro. Segundo informações da Sema, a proibição, que teve início dia 15 de julho e terminaria no dia 15 deste mês, ainda pode ser ampliada até outubro, conforme monitoramento dos focos de calor e riscos de incêndios florestais.

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta os produtores a ficarem atentos ao prazo e tomar as medidas necessárias para prevenir os incêndios florestais. A restrição às queimadas é preventiva e tem o objetivo de diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e a baixa umidade relativa do ar aumentam as ameaças de incêndios de grandes proporções.

 

A queimada é uma prática agrossilvipastoril antiga que utiliza fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens, sendo uma técnica utilizada pelos índios, quilombolas e na agricultura familiar e empresarial. Em Mato Grosso ela é autorizada pela Sema, mas fica terminantemente proibida neste período de 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser prorrogado como foi o caso este ano, por conta do tempo seco.

 

A analista de meio ambiente da Famato, Lucélia Avi, reforça que a prevenção é a alternativa mais eficaz no combate aos incêndios. Existem muitos casos em que o incêndio surge por causas naturais, como raios, ou pelo lançamento de fósforos e bitucas de cigarros acesas.

 

"Nós orientamos aos produtores rurais que adotem as técnicas de prevenção, como a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança, pois essa é a melhor forma de impedir a ocorrência de incêndios que têm causa de natureza humana e a propagação de incêndios que não podem ser evitados", diz Lucélia.

 

Conforme a Sema, a atuação de combate às queimadas e aos incêndios florestais conta atualmente com cerca de 190 homens do Corpo de Bombeiros e 40 brigadistas em 29 municípios de Mato Grosso. Além do efetivo treinado para estas demandas nas 18 unidades da corporação, outras oito frentes de trabalho estão em andamento a partir de brigadas mistas descentralizadas móveis do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em parceria com seis prefeituras, que são: Cláudia, Sinop, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Novo Santo Antônio e Cuiabá.

 

Para mais informações sobre as práticas de prevenção, acesse o boletim da Famato:http://sistemafamato.org.br/portal/famato/informativo_completo.php?id=271.