ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo ajudará a recuperar estradas que dão acesso às aldeias

Data: Quinta-feira, 10/09/2015 00:00
Fonte: Folha Max

 

O governador Pedro Taques recebeu no Palácio Paiaguas, na tarde desta terça-feira (09.09), representantes indígenas das etnias cinta-larga e rikbaktsa. Na reunião os líderes da comunidade de terras indígenas instaladas em cinco municípios – Aripuanã, Brasnorte, Cotriguaçu, Juara e Juína - solicitaram ajuda do Governo do Estado para melhorar as condições de tráfego das estradas de chão que dão acesso às aldeias. 

 

Segundo o cacique e presidente da Associação do Povo Indígena Rikbaktsa (Asirik), Jaime Zehamy, existem várias localidades indígenas distantes mais de 100 quilômetros das zonas urbanas, e que tem dificuldade para utilizar os serviços e produtos oferecidos nas áreas cidades. “O Governo poderia montar equipes volantes dentro dos municípios, que possam fazer essa intermediação entre nós e os serviços oferecidos pelo Estado. Muitas vezes precisamos adotar medidas radicais para sermos ouvidos, como impedir o tráfego nas BRs, e não é o que queremos continuar a fazer. Estamos preferindo o diálogo”, comenta Jaime Zehamy. Ele acrescenta que a dificuldade de uso das estradas atrapalha também no escoamento da produção de castanha, que hoje é a principal fonte de renda das aldeias da região. 

 

Para ajudar na trafegabilidade das aldeias localizadas nos cinco municípios do noroeste do Estado, o governador Pedro Taques autorizou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) doe combustível para ser utilizado em maquinários de recuperação de estradas. “Nós vamos fazer convênios com esses municípios e podemos passar hoje mesmo à cidade de Juína 20 mil litros de combustível para que eles possam iniciar a recuperação dessas vias”, adiantou o governador Pedro Taques ao prefeito de Juína, Hermes Bergamin, que acompanhava a comitiva de líderes indígenas. 

 

Outro assunto defendido pelo grupo das etnias cinta-larga e rikbaktsa foi a melhora na educação indígena. “Muitos alunos estão desistindo de estudar porque as ações adotadas pelo Estado não estão sendo satisfatórias”, comentou o cacique e também presidente da Associação do Povo Cinta-Larga e Eterepuya, Valdomiro Cinta-Larga. Para esse assunto, o governador agendou a ida deles à sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) onde uma equipe responsável pela educação indígena aguardava o grupo. 

 

Alterações na lei do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) Ecológico foi outro tema levantado. Eles defendem o repasse de 30% do imposto para as associações que representam as etnias indígenas. Sobre esse assunto o governador declarou que vai se informar na Secretaria de Meio Ambiente quais as ações que o Estado pode adotar quanto ao ICMS. Só após essa consulta é que ele irá pronunciar qual medida vai adotar. 

 

Melhorias no programa ‘Luz para Todos’ e no atendimento à saúde realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foram tratados também durante a reunião. Mas como são de esfera federal, o chefe do executivo estadual se comprometeu em solicitar junto ao Ministério de Minas Energia e a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) uma atenção aos anseios da comunidade indígena.