ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prazo para inscrição no Minha Casa Minha Vida termina na próxima semana

Os interessados em conseguir o NIS precisam atualizar os dados até o dia 15

Data: Quinta-feira, 10/09/2015 00:00
Fonte: MIDIA NEWS

“O dia 15 é uma data atribuída pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

para a atualização do banco de dados deles, que é realizada mensalmente

 

Termina na próxima terça-feira (15) o prazo para que, as pessoas que ainda não tenham o Número de Identificação Social (NIS), obtenham-no para conseguir realizar a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida de Cuiabá.

 



O NIS é um número atribuído pela Caixa Econômica Federal com base nos dados fornecidos durante o cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que atualmente é realizado somente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 


Por isso, os interessados em conseguir o NIS precisam se cadastrar no CadÚnico ou atualizar os dados até o dia 15, caso contrário ficarão impossibilitados de se inscrever no programa habitacional, segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior.

 



“O dia 15 é uma data atribuída pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a atualização do banco de dados deles, que é realizada mensalmente. Com base nesses dados é que a Caixa Econômica atribui o NIS para cada componente da família. Então, se o interessado não for até uma de nossas 14 unidades de CRAS até o dia 15, os dados deles serão atualizados no sistema do ministério só no mês que vem e eles não terão como fazer a inscrição agora”, explica.

 


Para se cadastrar no CadÚnico e obter o NIS, os interessados devem apresentar a carteira de identidade de todos os membros da família, o CPF, certidão de nascimento dos filhos menores de idade, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de renda mensal (caso exista), carteira de trabalho (CTPS) e, havendo crianças com idade escolar, os pais deverão apresentar o atestado de frequência emitido pela instituição de ensino.

 


Em posse do NIS, as famílias interessadas e que tenham renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil e morem em Cuiabá há mais de cinco anos poderão fazer sua inscrição no programa habitacional, por meio do Portal Habitanet.

 



No ato da inscrição, o interessado vai inserir o NIS e confirmar os dados pessoais e a renda para garantir a conclusão da inscrição e a obtenção de um número de protocolo, gerado no final do cadastro, com o qual ele vai participar do sorteio em data a ser anunciada pela Secretaria de Assistência Social.

 


Até esta quarta-feira (09), 24.132 pessoas já haviam feito à inscrição no programa habitacional que, neste ano, vai entregar 1.264 casas no residencial Nico Baracat I, II e II, na região do bairro Osmar Cabral.

 



Além do Portal Habitanet, as inscrições para o Minha Casa Minha Vida são realizadas nos CRAS, Centro de Convivência de Idosos e na sede do programa, localizada na Rua Régis Bitencourt, nº 384, bairro Porto. Em todos os locais há equipes treinadas para dar suporte nas inscrições e esclarecer dúvidas.