ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Taques anuncia construção de um novo presídio em Mato Grosso

Governador estuda a possibilidade firmar parcerias público-privadas para executar a obra

Data: Quarta-feira, 09/09/2015 00:00
Fonte: MIDIA NEWS

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que irá construir, no próximo ano, um novo presídio em Mato Grosso, com objetivo de diminuir o déficit no sistema prisional do Estado, que hoje é de aproximadamente 4 mil vagas.



Taques disse que o Estado já estuda, inclusive, a utilização de Parcerias Público-Privadas para a realização da obra.

 

 

Além de viabilizar recursos para a construção, as chamadas PPPs, segundo Taques, dispensam a burocracia do processo licitatório e, consequentemente, fazem com que a obra seja realizada de forma mais rápida.



“Temos uma média de 10 mil presos em Mato Grosso, mas somente 6 mil vagas. Estamos iniciando conversas a respeito de parcerias para a construção de penitenciárias”, afirmou o governador.



“Vamos iniciar isso no ano que vem. Por meio das parcerias, você sai das amarras da licitação e constrói muito rápido”, completou.



Taques preferiu, no entanto, não adiantar detalhes sobre a construção da nova unidade penitenciária, já que, segundo ele, as conversas nesse sentido ainda estão em fase inicial.



“Não sei onde e nem como vai ser. Estamos apenas iniciando essa conversa”, afirmou Taques.

 


Uso de tornozeleira



Ao reconhecer o déficit de vagas no sistema prisional do Estado, o governador Pedro Taques afirmou ser favorável ao uso de tornozeleira eletrônica.



A ferramenta visa, principalmente, à redução da superpopulação prisional e àdiminuição dos custos com recuperandos.



“Cabe a mim, como governador, e ao Poder Executivo, encontrar vagas no sistema penitenciário. Mas, quanto ao uso de tornozeleira eletrônica, como método alternativo à prisão, eu sou favorável”, disse.



Ele observou, no entanto, não concordar com o uso do equipamento por aqueles que cometeram crimes de violência contra a pessoa e que foram beneficiados com a progressão de regime.



“Sou favorável à audiência de custódia, sou favorável ao uso de tornozeleira. Aliás, eu coloquei isso no Código Penal, quando fui senador. Agora, sou contrário que alguns crimes possam merecer o uso de tornozeleira”, afirmou Taques.



“Para mim, aqueles que cometem crime de violência contra a pessoa, como roubo, estupro, tráfico de drogas têm que ficar presos”, completou o governador.