ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Desemprego cai nos EUA e continua no nível mais baixo em 7 anos

A taxa de desemprego nos Estados Unidos foi de 5,1% em agosto. Houve a criação de 173 mil postos de trabalho, menor que o esperado.

Data: Sexta-feira, 04/09/2015 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo
 

A taxa de desemprego nos Estados Unidos em agosto ficou em 5,1%, graças à criação de 173 mil novos postos de trabalho, informou nesta sexta-feira (4) o departamento de Trabalho do país. O número é 0,02 ponto percentual abaixo da taxa de julho, que foi de 5,3%.



Assim, a taxa de desemprego ficou no nível mais baixo em sete anos - a menor desde abril de 2008, segundo a agência France Presse. Apesar de a taxa ter caído, analistas esperavam que fossem criadas mais de 200 mil vagas no mês passado.

 

O crescimento do emprego abaixo do esperado pode afetar as perspectivas de uma elevação da taxa de juros pelo Federal Reserve ainda neste mês, de acordo com a agência Reuters.

 

O setor industrial fechou o maior número de postos de trabalho desde julho de 2013, após criação de 245 mil em julho, segundo números revisados para cima. Foi o menor ganho em emprego em cinco meses. Já os setores de saúde, assistência social e financeiro foram os que mais abriram vagas.



Já a renda média por hora trabalhada avançou 0,08 dólar, e a semana média de trabalho alongou-se para 34,6 horas.



Revisões
O relatório, no entanto, pode ter sido prejudicado por um fator estatístico que nos últimos anos tem levado com frequência a fortes revisões para cima no número de empregos de agosto após leituras inicialmente fracas.



Pesquisa da Reuters com economistas havia projetado que a criação de vagas totalizaria 220 mil no mês passado, mas economistas alertaram que o modelo que o governo utiliza para harmonizar os dados por flutuações sazonais pode não incorporar adequadamente o início de um ano novo escolar.



Eles disseram que os dados podem ser ainda mais ofuscados por causa da taxa de resposta tipicamente baixa de empregadores à pesquisa de emprego do governo de agosto. Uma autoridade do Departamento do Trabalho confirmou que a primeira estimativa de empregos em agosto é normalmente revisada para cima.



Indicando que a desaceleração no crescimento do emprego provavelmente não reflete a verdadeira saúde da economia, os dados de emprego para junho e julho foram revisados para mostrar 44 mil vagas de trabalho a mais do que informado anteriormente.



Reunião do Fed
Embora o relatório possa não mudar visões de que a economia dos EUA continua forte em meio aos mercados financeiros mundiais voláteis e à desaceleração do crescimento na China, ele pode deixar as autoridades do Fed hesitantes em elevar os custos de empréstimos na reunião de política monetária que ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro.