ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 2 mil integrantes do MST começam a desocupar fazenda em MT

Quase 800 famílias estão acampadas em área localizada em Jaciara. Reintegração de posse iniciou na segunda (31) e deve encerrar sexta (4).

Data: Quarta-feira, 02/09/2015 00:00
Fonte: Kelly Martins Do G1 MT
 
 
 
 
Mais de 2,5 mil pessoas serão transportadas para nova área (Foto: José Vieira/Arquivo Pessoal)
Mais de 2,5 mil pessoas serão transportadas para nova área (Foto: José Vieira/Arquivo Pessoal)
 

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) iniciaram a desocupação da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Jaciara, a 143 km de Cuiabá. A Polícia Militar acompanha o cumprimento da decisão judicial de reintegração de posse, que ocorre pacificamente desde a tarde desta terça-feira (1º). Ao menos 2,5 mil pessoas estavam acampadas na propriedade há 60 dias, segundo a direção do Movimento.

 

 

Ao G1, o trabalhador José Vieira, um dos líderes do MST, contou que uma área provisória foi cedida ao grupo nesta terça-feira após negociação com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Casa Militar. A nova área é de propriedade da Prefeitura de Jaciara, que também disponibilizou caminhões para transportar as quase 800 famílias que estão acampadas na fazenda.

 

“Vamos mudar para lá. Não tem outro jeito. Os acampamentos já estão sendo instalados no novo local e 200 famílias já foram transportadas até a área cedida. Porém, essa área é ruim, arenosa, não tem água e não tem espaço suficiente para abrigar a todos”, pontuou.

 

Ele contou que a determinação é de que a reintegração de posse seja concluída até sexta-feira (4). Desde segunda-feira (31), equipes da Polícia Militar, tropa de cavalaria e até um helicóptero do Centro Integrado de Operação Aéreas (Ciopaer) monitoram a área para cumprimento da decisão.

 

De acordo com a direção do MST, o acampamento na fazenda reúne 789 famílias dos municípios de Campo Verde, Juscimeira, Dom Aquino, além de Jaciara.