ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ex-ministro José Dirceu fica calado em depoimento da CPI da Petrobras

CPI está em Curitiba para tentar ouvir 13 pessoas presas na Lava Jato. Presidente da Andrade Gutierrez também ficou em silêncio.

Data: Segunda-feira, 31/08/2015 00:00
Fonte: G1.globo.com/jornal-hoje/ Ana Zimmerman Curitiba, PR

 

 A CPI da Petrobras está em Curitiba para tentar ouvir 13 pessoas presas na Operação Lava Jato. O primeiro a ser chamado foi o ex-ministro José Dirceu.



A sessão começou com uma hora de atraso, e os deputados, que foram para Curitiba, receberam um pedido dos advogados para inverter a ordem dos depoimentos. O ex-ministro José Dirceu, que deve prestar depoimento na tarde desta segunda-feira (31), na Polícia Federal, foi o primeiro a ser chamado.

 

Mais magro, e com aparência abatida, logo na primeira pergunta, Dirceu declarou que não iria responder aos questionamentos. “Segundo orientação do meu advogado, vou permanecer em silêncio”, fala o ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu.

 

Dirceu repetiu a mesma frase 14 vezes. O presidente da CPI, deputado Hugo Motta, do PMDB da Paraíba, chegou a propor uma reunião a portas fechadas para que Dirceu falasse apenas aos deputados. Mas, não adiantou.

 

Depois de apenas 15 minutos, ele foi liberado. O segundo a ser chamado foi o empresário João Antonio Bernardi Filho. Ele também ficou em silêncio, mas sorriu ao ser perguntado se foi assaltado em frente à Petrobras quando levava R$ 100 mil, um episódio ainda não esclarecido. Segundo o Ministério Público Federal, João Bernardi usou contas da empresa dele para lavar dinheiro de corrupção em favor do ex-diretor da Petrobras, Renato Duque. 

 

O silêncio também foi a estratégia de defesa do presidente da Andrade Gutierrez, uma das maiores empreiteiras do país. Otávio Marques de Azevedo está preso desde o junho e como os demais, não respondeu às perguntas.