ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mulher que virou símbolo dos atentados de 11 de setembro morre de câncer

Data: Quarta-feira, 26/08/2015 00:00
Fonte: Extra Online

 

Mulher que virou símbolo dos atentados de 11 de setembro morre de câncer

 

A norte-americana Marcy Bordes, de 42 anos, que foi fotografada coberta de poeira numa imagem perturbadora e virou um dos símbolos dos atentados de 11 de setembro, em Nova York, morreu nesta terça-feira. Segundo o “The Huffington Post”, ela foi vítima de um câncer de estômago. A mulher trabalhava no Bank of América, que ficava no 81º andar na Torre Norte do World Trade Center.



Numa entrevista em 2011, Borders lembrou a tragédia. “Na manhã do dia 11 de setembro, o meu supervisor pensou que um pequeno jato poderia ter batido no edifício... Eu comecei a entrar em pânico e me sentei. Mas, do jeito como o edifício tremia, vi que eu não poderia ficar sentada”, disse Marcy na ocasião.



Ela lembrou ter visto cadeiras caindo do prédio, material de escritório e também pessoas. Marcy ainda disse que estava sufocada com a poeira quando foi fotografada, e sua imagem foi usada por muitos veículos de mídia para demonstrar o terror do dia dos atentados.



Marcy desceu as escadas do prédio quando a torre sul começou a cair. Um estranho a puxou para o lobby de um edifício próximo quando a outra torre começou a ruir. Foi quando o fotógrafo Stan Honda registrou a imagem dela coberta de poeira.



Segundo o “The Jersey Journal”, após o episódio ela sofreu de depressão e começou a beber muito, precisando ser internada numa clínica de reabilitação. No ano passado, Marcy foi diagnosticada com câncer de estômago em agosto do ano passado, e começou um ciclo de quimioterapia antes de passar por uma cirurgia, em dezembro.



O irmão da vítima, Michael Borders, lamentou a morte. "Eu não acredito que minha irmã morreu", escreveu no Facebook. O primo dela, John Borders, disse que Marcy era uma heroína. "Infelizmente ela sucumbiu às doenças que invadiram seu corpo depois do 11 de setembro. Além de perder muitos amigos e colegas de trabalho depois daquele dia trágico, as dores do passado ressurgiram ", escreveu.



O prefeito de Nova York Bill de Blasio fez uma homenagem para Marcy. “A morte de Marcy Borders é um lembrete difícil da tragédia que nossa cidade sofreu há quase 14 anos. Nova York acolhe seus entes queridos em nossos corações”, disse.