ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 30 famílias são retiradas à força de área de preservação em MT

Uma pessoa foi detida após manifestar resistência em deixar o local. Quarenta e seis PMs cumprem o mandado de reintegração de posse.

Data: Quarta-feira, 26/08/2015 00:00
Fonte: G1 MT

Tratores derrubaram barracos em área de preservação ambiental (Foto: Reprodução/ TVCA)Tratores derrubaram barracos em área de preservação ambiental (Foto: Reprodução/ TVCA

 

Cerca de 36 famílias foram retiradas de uma Área de Preservação Permanente (APP) no Bairro Vila Rica, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, em cumprimento a um mandado de reintegração de posse. A Polícia Militar iniciou a operação por volta de 6h desta terça-feira (25) e as ações continuarão durante o dia. Uma pessoa foi detida após manifestar resistência em deixar o local.

 

A desocupação foi determinada no dia 17 de agosto pela juíza da 3ª Vara Cível, Milene Aparecida Pereira Beltramini, e o prazo para a desocupação da área era de 15 dias. A multa estipulada pelo processo foi determinada em R$ 50 por dia, caso as famílias não deixassem a área.

 

A ação, que tem como réu o município de Rondonópolis e os ocupantes do local, foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPE). De acordo com trecho do processo, não se tem dúvidas de que os réus estão ocupando área de preservação permanente de forma irregular, habitando, edificando e poluindo o local sem qualquer preocupação com a preservação ambiental.

 

Cerca de 46 homens da Força Tática da Polícia Militar de Rondonópolis participam da operação, segundo o major Cândido Moreno. Segundo o oficial, um homem que estava morando no local foi preso porque discutiu com os policias.

 

A doméstica Sheila Daiane Alves reclamou da reintegração e disse não ter para onde ir. “Tenho cinco filhos, deixo ele com outras pessoas porque não tem creche. Não tenho dinheiro para pagar aluguel e agora que fomos despejados, não tenho para onde ir”, afirmou.

 

O ex-morador do local, Antônio da Silva Filho, que é desempregado, disse não saber o que fazer.  “Meu filho está mole não porque está com sono, ele está doente e não sei o que vou fazer a partir de agora”, desabafou.

 

Segundo a assessoria da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), as ações foram divididas em duas frentes. A primeira, que já terminou, consistiu em remover os bens - entre sofás, eletrodomésticos e outros – dos ocupantes da área. Essa parte da operação se encerrou por volta de 12h. Até o fim desta terça-feira, os profissionais da companhia devem demolir todos os barracos e retirar todos os destroços do local.


                  
A ação ainda está sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo Gabinete de Apoio a Segurança Pública de Rondonópolis (Gasp) e por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.

 

 

Policiais cumpriram mandado de reintegração de posse e mandaram famílias deixarem a área (Foto: Reprodução/ TVCA)Policiais cumpriram mandado de reintegração de posse e mandaram famílias deixarem a área (Foto: Reprodução/ TVCA)