ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Audiência Pública do Projeto Aripuanã será nesta quarta-feira

Evento marca etapa de consulta pública do licenciamento ambiental

Data: Terça-feira, 25/08/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Assessoria

 

 

 

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso realiza, nesta quarta-feira, 26 de agosto, a Audiência Pública sobre o Projeto Aripuanã, da Votorantim Metais. O evento será no Centro de Educação Continuada Dardanelos (Rua Pastor Alfredo Nogueira, 607, Centro de Aripuanã). A Audiência Pública representa uma das etapas do licenciamento ambiental e tem o papel de consulta pública à população, com apresentação e esclarecimento de dúvidas pelo empreendedor e consultoria técnica sobre as características do projeto, o conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

 

O evento é público, aberto à participação de qualquer cidadão. Durante a Audiência, os participantes poderão fazer perguntas e encaminhar propostas e solicitações sobre o Projeto. Após esta etapa, o Projeto passará por avaliação dos técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema-MT), responsável pela emissão de licenças ambientais. O Projeto Aripuanã visa obter a Licença Prévia, que atesta a sua viabilidade socioambiental.

 

Como iniciativa de diálogo com a população, a Votorantim Metais realizou uma série de Fóruns Técnicos, no mês de julho em Aripuanã, contando com a presença de representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, sindicatos e instituições, professores e estudantes de ensino médio, e moradores da Vila da Conselvan, distrito do município. Nas reuniões, a empresa divulgou os números de investimentos previstos, mão de obra e produção, assim como programas sociais estruturantes para Aripuanã. A Audiência Pública, assim como os Fóruns Técnicos, reforçam a prática de diálogo aberto da Votorantim Metais.

  

O Projeto - O Projeto Aripuanã representará o início das atividades da Votorantim Metais no Estado do Mato Grosso. Trata-se de um projeto polimetálico de mineração subterrânea e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre, na Serra do Expedito, situada a 25 km a noroeste da cidade de Aripuanã. A estimativa de vida útil mínima é de 15 anos. Estão sendo investidos R$675 milhões e a previsão de início de operação é para 2018. No momento, o Projeto Aripuanã está em fase de licenciamento ambiental.

 

Logística – Aripuanã fica a 935 km de distância por rodovia de Cuiabá, sendo 230 km de terra desde o município de Castanheira, o que torna a logística um dos grandes desafios para instalação do empreendimento. Apesar destas dificuldades, com trechos de estradas não asfaltadas e pontes, a melhor alternativa de logística será o escoamento da produção por meio do transporte rodoviário. A expectativa da Votorantim Metais é que as estradas da região sejam pavimentadas pelo poder público. Para isso, tem dialogado com governos municipal, estadual e federal.

 

O empreendimento tem capacidade produtiva de 65 mil toneladas de concentrado de zinco, 25 mil toneladas de concentrado de chumbo e 4 mil toneladas de concentrado de cobre, que serão enviadas para metalurgias no Brasil e no exterior para posterior refino.

 

Meio Ambiente - Todas as operações da Votorantim Metais atendem aos procedimentos e padrões do Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Um dos principais diferenciais do Projeto é a lavra subterrânea que garantirá uma operação sustentável para a mina e proporcionará a redução do impacto ambiental e  do visual externo e de área desmatada, sendo que, no caso de Aripuanã, as áreas selecionadas para a localização do Projeto já estão antropizadas, ou seja, já sofreram ação do homem.

 

“Para evitar a formação de barragem, os rejeitos serão empilhados a seco e, posteriormente, parte deles será usada no preenchimento de espaços vazios da mina. Pretendemos, ainda, captar um menor volume de água, com recirculação de no mínimo 70% de água no processo e teremos um controle rigoroso para não emissão de efluentes em córregos e rios”, acrescenta Gilmar Caixeta, diretor de Operações de Zinco da Votorantim Metais, responsável pelo Projeto Aripuanã.

 

Desenvolvimento Local - A Votorantim Metais acredita que promover o desenvolvimento local dos municípios onde atua só é possível, por meio de uma ação conjunta entre empresa, poder público e organizações sociais. Em Aripuanã, a empresa conta com o apoio do Instituto Votorantim, agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim, para elaboração e execução de programas estruturantes.

 

Recentemente, a empresa e a Prefeitura de Aripuanã pactuaram o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), voltado à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); o Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) e o Programa de Apoio à Gestão Pública, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

De acordo com Ademar Assis, do Instituto Votorantim, os programas visam preencher lacunas importantes no desenvolvimento local. “No geral, os programas estão sendo bem recebidos pelo poder público e pela sociedade, principalmente o PVE, que vem apresentando uma ótima adesão da Secretaria Municipal de Educação, diretores das escolas, professores e alunos. Em maio deste ano, tivemos a primeira reunião com os mobilizadores locais do VIA para construir um diagnóstico da violência contra crianças e adolescentes no município e também foi muito positiva a reunião que tivemos com o prefeito e secretários para apresentar o Programa de Apoio a Gestão Pública”, comenta.

 

Emprego – Para a fase de obra do empreendimento, será necessária a contratação de 1 mil trabalhadores e para a operação serão 600 empregados.

 

Números do projeto:

Localização: Aripuanã – 25 km da sede do município

Produção anual: 1,8 milhões de toneladas de minério, sendo 65 mil de zinco contido; 25 mil de chumbo contido e 4 mil de cobre contido

Investimento previsto: R$ 675 milhões

Vida útil da mina: mínima de 15 anos

Empregos: 1.000 na construção e 600 durante a operação

Data da audiência pública: 26 de agosto de 2015