ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Procuradoria vai denunciar Cunha e Collor por corrupção na Lava Jato

Data: Quarta-feira, 19/08/2015 00:00
Fonte: ESTADÃO/ Andreza Matais e Fábio Fabrini

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve denunciar, entre esta quarta-feira, 19, e amanhã, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás. A informação foi confirmada ao Estado por fonte com acesso às investigações. 

 

As denúncias, por corrupção e lavagem de dinheiro, serão as primeiras envolvendo políticos com prerrogativa de foro. Elas são baseadas em depoimentos de delatores da Operação Lava Jato e em provas colhidas pelo Ministério Público Federal em diversas fases da investigação, entre elas as buscas em imóveis de Collor, na chamada Operação Politeia, em julho.

 

Eduardo Cunha: O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

© Fornecido por Estadão O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

 

O senador do PTB é suspeito de receber R$ 26 milhões em propinas, entre 2010 e 2014, desviados da estatal petrolífera. Esses recursos teriam sido usados para a compra de carros de luxo, apreendidos no mês passado pela Polícia Federal.

 

Cunha foi citado por um dos delatores da Lava Jato, o empresário Júlio Camargo, como beneficiário de suborno de US$ 5 milhões. O valor teria sido pago para facilitar a assinatura de contratos de afretamento de navios-sonda entre a Samsung e a Diretoria Internacional da estatal, controlada pelo PMDB.

 

Collor acusa Janot de vazar parecer contra ele para a imprensa: O senador Fernando Collor de Mello

© Fornecido por Estadão O senador Fernando Collor de Mello

 

Tanto Cunha quanto Collor negam participação em desvios e se dizem vítimas de perseguição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.