ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Aécio anuncia filiação do governador Pedro Taques ao PSDB

Governante do Mato Grosso confirmou a filiação por meio de sua assessoria. Presidente do PSDB chamou Taques de 'reforço de altíssima qualidade'.

Data: Terça-feira, 18/08/2015 00:00
Fonte: G1

Governador de Mato Grosso, Pedro Taques agora está em partido. Saída do PDT foi devido a apoio ao governo de Dilma Rousseff (PT), diz nota. (Foto: Mayke Toscano / GCom-MT)Taques confirmou filiação ao PSDB por meio de
sua assessoria.(Foto: Mayke Toscano/GCom-MT)

 

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), anunciou nesta terça-feira (18) que o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, decidiu se filiar ao partido. Por meio de sua assessoria, o governante mato-grossense confirmou a filiação à sigla oposicionista.

 

Eleito para o comando do estado no ano passado, Taques se desfiliou do PDT no dia 10 de agosto, mas, na ocasião, não informou para qual legenda iria se transferir. Ele justificou a decisão de deixar o PDT pelo fato de a legenda apoiar o governo Dilma Rousseff.

 

"Depois de inúmeras conversas [...] quero anunciar a filiação ao PSDB do governador do Mato Grosso, Pedro Taques", disse o presidente do PSDB em entrevista no Senado.

 

Aos jornalistas, Aécio elogiou o governador de Mato Grosso, a quem chamou de "um reforço de altíssima qualidade" para o PSDB. O senador tucano disse ainda que Taques tem "extraordinária coragem" para defender suas posições e é "absolutamente fiel" a elas.

 

O presidente estadual do PSDB em Mato Grosso, deputado federal Nilson Leitão, informou que a cerimônia que oficializará a filiação de Taques está marcada para o dia 29.

 

Pedro Taques


Ex-procurador da República, Taques ingressou na política na eleição de 2010, quando se elegeu para uma cadeira no Senado pelo PDT com 708.440 votos.

 

Apesar do apoio do PDT ao governo, no Senado Taques adotou postura independente e chegou a liderar uma frente de correligionários para retirar o partido da base de Dilma.

 

Em nota sobre sua desfiliação do PDT, o governador lembrou que “sempre demonstrou descontentamento com a direção da legenda pelo apoio ao governo”, motivo principal de sua mudança de sigla.

 

Apesar da divergência em relação ao apoio ao governo, Taques se manteve no PDT e elegeu-se governador de Mato Grosso em 2014 com 833.788 votos (57,25% dos votos válidos).

 

Entre o ato de desfiliação e o anúncio do ingresso no PSDB, Taques recebeu convites de pelo menos três siglas para filiação. Da parte do PSDB, recebeu convites diretos do senador Aécio Neves e dos governadores Marconi Perillo, de Goiás, e Reinaldo Azambuja, de Mato Grosso do Sul. Do PSB, o mato-grossense recebeu convite do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Taques também recebeu convites dos governadores Confúcio Moura, de Rondônia, e Marcelo Miranda, do Tocantins, para se filiar ao PMDB.