ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MEC autoriza instalação de polos de inovação em cinco estados

Unidades de pesquisa avançada funcionarão em institutos federais. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e RJ receberam os polos.

Data: Segunda-feira, 17/08/2015 00:00
Fonte: G1 em São Paulo

Projeto do prédio do Polo de Inovação (Foto: Divulgação/ IFF)Projeto do polo do Instituto Federal Fluminense

 

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que autoriza o funcionamento de polos de inovação em institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia de cinco estados: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

 

De acordo com o MEC, os institutos que receberão os cinco primeiros polos de inovação foram escolhidos a partir de um processo seletivo público promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização que unifica ações dos ministérios da Educação e da Ciência.

 

Ao todo, 13 institutos federais concorreram à implantação dos polos. Conforme já havia divulgado o MEC, as propostas selecionadas foram as dos institutos da Bahia, na área de equipamentos médicos; do Ceará, de sistemas embarcados e mobilidade digital; do Espírito Santo, de metalurgia; do Rio de Janeiro, de monitoramento e instrumentação para o ambiente; e de Minas Gerais, no segmento de sistemas automotivos inteligentes.

 

Os polos serão unidades compostas por laboratórios de pesquisa aplicada que serão integradas aos institutos federais. O funcionamento deles será regulamentado por ato do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, mas alunos e professores, profissionais das indústrias e pesquisadores do Brasil e do exterior serão os responsáveis pela execução de seus projetos.

 

Saiba quais câmpus receberão os polos de inovação:



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Campos dos Goytacazes.