ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mutirão Rural beneficia população do interior de Aripuanã

Data: Sábado, 08/08/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

Aripuanã foi a primeira cidade a receber os serviços do Mutirão Rural 2015.  As ações aconteceram na zona rural do município, sendo sexta-feira, dia 31 de julho, em Conselvan, e no sábado, dia 1 de agosto, na Comunidade Medalha Milagrosa.

 

Entre os serviços ofertados pelo programa houve realização de exames médicos, emissão de Carteira de Pescador Amador, segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, fotos 3x4, plastificação de documentos, e alistamento militar, inclusive com a presença do tenente Juarez Dias Gonçalves, delegado da 13ª Delegacia de Serviço Militar.

 

A saúde do trabalhador rural também teve atenção especial com exames rápidos, como testes de glicemia e HIV. Ainda foram oferecidos serviços do Procon, Detran, serviços de embelezamento, oficinas de Planejamento e aproveitamento de alimentos e pintura em tecidos.

 

O Mutirão Rural é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) há 19 anos.  De acordo com Aurea Arruda de Lima Cruz, o Programa tem o objetivo de levar serviços essenciais à população que vive em locais longínquos e de difícil acesso.

 

“Para esse ano de 2015 nós incluímos no mutirão os serviços de saúde, uma vez que entendemos que a saúde, tanto a parte odontológica quanto médica, é de difícil acesso para a população rural”, afirma a assistente social do SENAR-MT.

 

Entre os parceiros está o governo de Mato Grosso, Sindicato Rural, Câmara Municipal e Prefeitura de Aripuanã. Juliano Rabelo, superintendente de promoção à cidadania, fala sobre a importância do Programa que somente em Conselvan atendeu mais de 1500 pessoas.

 

“O governador Pedro Taques quer sempre que o governo do Estado esteja presente junto ao cidadão, por isso aceitamos a parceria com o SENAR-MT    para que todos esses serviços sejam levados até a população do campo”, destaca.

 

Conforme o prefeito de Aripuanã Ednilson Faitta, a parceria entre Estado e Município é interessante porque mobiliza a sociedade. “Dessa forma nós podemos estar próximos ao cidadão, ver suas necessidades e levantar todas as demandas”.

 

“Nossa função não é só de fiscalizar o município, mas também batalhar para trazer algo em benefício da nossa população”, salienta o vereador Claudinei Gonçalves, um dos responsáveis pela vinda do Mutirão até Aripuanã.

 

Para este ano, está prevista a realização de 45 mutirões. A expectativa do Senar-MT é atender mais de nove mil pessoas até dezembro próximo.