ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

'Pensei que o sol havia caído diante dos meus olhos'

Animação da BBC traz relato de sobrevivente que tinha 14 anos e morava em Hiroshima quando a cidade japonesa foi atingida pela bomba atômica, há 70 anos.

Data: Quinta-feira, 06/08/2015 00:00
Fonte: BBC

Bun Hashizume tinha 14 anos à época do ataque nuclear  (Foto: BBC)Bun Hashizume tinha 14 anos à época do ataque nuclear (Foto: BBC)

 

É comemorado nesta quinta-feira o 70º aniversário do primeiro ataque nuclear da história: quando uma aeronave americana lançou a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945, matando cerca de 140 mil pessoas até o final daquele ano - de um total de 350 mil que viviam ali.

 

Três dias depois ocorreu o bombardeio de Nagasaki, e o saldo total de mortes entre os dois ataques - que precederam a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial - supera os 200 mil.

 

O país realiza nesta quinta uma cerimônia oficial, liderada pelo premiê Shinzo Abe, para homenagear as vítimas.

 

A BBC produziu uma animação a partir do relato da sobrevivente Bun Hashizume, que tinha 14 anos quando assistiu ao bombardeio e recorda do ocorrido naquele dia. Assista.

 

"Apesar de tudo, não odeio as pessoas que lançaram a bomba", diz ela. "Posso dizer que pude testemunhar o quão maravilhosos os humanos conseguem ser mesmo depois de terem perdido tudo. Mas nunca vou esquecer o fato de que seres humanos lançaram uma bomba atômica sobre outros seres humanos."

 

BBC produziu uma animação a partir do relato da sobrevivente Bun Hashizume (Foto: BBC )BBC produziu uma animação a partir do relato da sobrevivente Bun Hashizume (Foto: BBC )