ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Hospital Municipal de Aripuanã fornece registro gratuito a recém-nascidos

Data: Quarta-feira, 05/08/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

 

 

 

Em Aripuanã o Hospital Municipal Santo Antônio realiza em suas dependências, o registro de nascimento de forma gratuita de toda criança nascida na instituição. A ação é feita através de parceria com o Cartório Civil do Município.

 

A Certidão de Nascimento, além de ser documento de identificação, é a primeira garantia de cidadania e direito a todos os brasileiros. Com a Certidão de Nascimento, a criança terá direito de ser atendida em todos os serviços públicos como, por exemplo, hospitais, postos de saúde, escolas. Para que esses direitos possam ser exigidos desde os primeiros dias de vida, todas as crianças devem ser registradas logo após seu nascimento.

 

Para realizar o registro da criança no hospital é muito simples, basta que os pais apresentem a Declaração de Nascido Vivo, documentos pessoais (RG, CPF), e se casados também a certidão de casamento. Se aquele que for registrar a criança, pai e/ou mãe, não souber assinar, deverá ser acompanhado por uma terceira pessoa , que assina, portando carteira de identidade, para assinar a rogo.

 

Quando os pais não forem casados entre si (solteiro, convivente, viúvo, casado com outra pessoa, separado de fato, divorciado): comparecimento do pai e da mãe, ou somente do pai e apresentar a carteira de identidade da mãe. Quando os pais forem casados entre si: comparecimento somente do pai ou da mãe, e apresentar a certidão de casamento, carteira de identidade dos dois e o CPF do que comparecer para assinar.

 

O menor com 16 ou 17 anos de idade, poderá efetuar o registro de seu filho sem assistência de seus pais ou tutor. A mãe com 15 anos ou menos, poderá efetuar o registro de seu filho se representada por pai, mãe, no impedimento do pai ou da mãe, o parente mais próximo, sendo maior. Em falta ou impedimento do parente, os administradores de hospitais ou os médicos, que tiverem assistido o parto; as pessoas encarregadas da guarda do menor.


Em média a maternidade do Hospital Municipal Santo Antônio realiza entre 350 a 400 partos por ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até julho deste ano já foram registrados mais de 200 nascimentos.

 

A concretização deste serviço na instituição acrescenta à sociedade a facilidade dos registros em termos de localização e gratuidade, conforme ressalta o secretário de Saúde do Município de Aripuanã, Junior Dalpiaz.

 

“Montamos toda a estrutura necessária e, além disso, tem um técnico do Cartório que vem até aqui fazer o registro. Então é mais um avanço para que o usuário do SUS e do Hospital Santo Antônio tenha essa comodidade de ter o seu bebê registrado dentro do hospital”, diz.

 

Os pais, ao receberem a Declaração de Nascido Vivo, são informados pela maternidade do hospital, que podem realizar o registro de imediato, dirigindo-se, ao local de segunda a sexta-feira das 8:00 as 9:00 e das 14:00 as 15:00 horas, e aos sábados das 8:00 as 9:00 horas.