ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lorde britânico renuncia após investigação de uso de cocaína com prostitutas

Data: Quarta-feira, 29/07/2015 00:00
Fonte: R7

 

 

O político britânico John Sewell, integrante da Câmara dos Lordes do Reino Unido, renunciou nesta terça-feira (28) ao cargo depois de a polícia ter iniciado uma investigação para averiguar um vídeo no qual aparece consumindo cocaína com várias prostitutas. Sewell, de 69 anos, casado e pai de quatro filhos, enviou uma carta ao parlamento na qual comunica sua decisão para "limitar o dano" à reputação da Câmara dos Lordes.

 

Além disso, pede desculpas pela "dor e a vergonha" que seu comportamento causou. "Meu comportamento não é compatível com a Câmara dos Londres e minha permanência prejudicaria a confiança do público. Sirvo melhor à câmara se a abandonar", afirmou o político escocês, que foi expulso ontem do Partido Trabalhista.

 

 

 

"Espero que minha decisão limite e ajude a reparar o prejuízo que causei a uma instituição pela qual sinto grande afeto", acrescentou. Apesar de deixar o cargo e a atividade parlamentar, Sewell conservará o título de lorde concedido em 1996 pelo ex-ministro trabalhista Tony Blair

.

A decisão final do político escocês, que ontem tinha pedido apenas uma licença, é resultado das fortes pressões de seus colegas de parlamento. Representa também um precedente na Câmara dos Lordes, cujos membros, designados e não democraticamente escolhidos, ocupam os cargos de forma vitalícia.

 

Sewell já tinha renunciado de suas funções como vice-presidente da Câmara dos Londres e de presidente de uma comissão parlamentar — pelos quais recebia 118 mil euros por ano — depois de o tabloide The Sun ter publicado no domingo (26) as primeiras fotografias e vídeos do lorde consumindo cocaína com prostitutas.

 

Ontem, o jornal britânico divulgou novas imagens do Sewell. Desta vez, ele foi flagrado fumando usando um sutiã laranja e fazendo críticas a rivais. Ainda há uma gravação na qual ele revela ter mantido relações sexuais com uma apresentadora da emissora BBC.

 

A Scotland Yard foi ao apartamento de Sewell em Dolphin Square, em Londres, após a presidente da Câmara dos Londres, a baronesa Frances D'Souza, ter pedido a intervenção policial no caso.