ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Defesa Civil de MT inicia cadastramento de voluntários para atuação em desastres

Somente após a conclusão das aulas os voluntários poderão atuar nas ações.

Data: Sexta-feira, 24/07/2015 00:00
Fonte: Secid

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso inicia, nesta sexta-feira (24.07), o cadastramento de voluntários para atuarem em situações de desastres no estado.

 

Os interessados devem preencher um cadastro onlinee, depois, participar de um curso de capacitação. Somente após a conclusão das aulas os voluntários poderão atuar nas ações.   O curso terá carga horária de 40 horas e as aulas serão realizadas aos sábados, durante o período vespertino. Cada turma contará com 60 participantes.

 

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Abadio José da Cunha Junior, o objetivo é capacitar o maior número de pessoas, para que estas possam atuar nos municípios.  

 

Conforme cronograma, o curso contará com aulas sobre noção de Defesa Civil, orientação e localização em terrenos, administração de abrigos temporários, atendimento pré-hospitalar com remoção de vítimas, manejo de produtos perigosos e conhecimento sobre voluntariado.  

 

Para Cunha, a formação de voluntariados contribui para o fortalecimento da Defesa Civil Estadual, além de tornar a população mais atenta às ocorrências naturais. "A população é a primeira a perceber a ocorrência do desastre. Por isso a importância da capacitação. Queremos que as pessoas tenham este sentimento de percepção de desastres e que saibam também como ajudar".

 

Defesa Civil - Pertencente ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), a Defesa Civil de Mato Grosso foi criada no de ano 1974. Hoje é a instituição responsável por auxiliar os municípios em situações de desastres naturais e/ou humanos, realizar o monitoramento de áreas e ainda preparar as comunidades para possíveis sinistros que possam ser registrados.  

 

Além do auxílio à população, a Defesa Civil de Mato Grosso tem a função de gerenciar o contato entre as cidades e os órgãos federais, principalmente, em momentos em que são verificados sinistros.