ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Propriedades rurais de Mato Grosso viram alvo de grileiros

Ao menos duas fazendas foram invadidas desde o início do ano

Data: Quinta-feira, 23/07/2015 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS

Propriedades rurais situadas no noroeste deMato Grosso, onde se concentra a maior área de Floresta Amazônica do Estado, têm sido alvo de invasões por parte de grileiros que promovem a extração ilegal de madeira e demais crimes ambientais.



Entre essas propriedades encontra-se a fazenda Amanda, no município de Juruena (880 quilômetros de Cuiabá), que possui 3,2 mil hectares e está inserida numa área de reserva legal.



Desde janeiro deste ano, quando foi invadida por 40 homens, ela é ocupada irregularmente, afirma a administradora de empresas Beatriz Bezeruska, 58 anos, proprietária legal do local.



Integrantes da Força Nacional de Segurança realizaram diligências na área quase um mês após a invasão, depois de denúncia feita por Beatriz junto ao Ibama. Armas de fogo e equipamentos como motosserras chegaram a ser apreendidos, mas os invasores continuam nas terras, já que, na ocasião, não havia decisão judicial para garantir a reintegração de posse.



"Estas pessoas estão ameaçando de matar o meu funcionário, estou sendo obrigada a mantê-lo fora da fazenda, assim como tratores e equipamentos. Tenho um cronograma de plantio de floresta e não estou conseguindo operacionalizá-lo", ressalta Beatriz.



Na fazenda existe em andamento dois projetos de cultivo de Teca, que ocupam uma área de 881 hectares. O restante da propriedade é conservado como reserva legal, na qual está implantado um projeto de manejo florestal, aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), num espaço de 1,5 mil hectares - onde se encontram os grileiros.



A área de 1,5 mil hectares, que fica próxima ao rio Juruena, vem sendo dividida em lotes e 53 hectares de mata já teriam sido derrubados, conforme a denúncia.



As intenções mais prováveis com a ocupação irregular variam do comércio ilegal de madeiras à criação de lotes para serem utilizados em futuras transações comerciais.



Após o incidente envolvendo a Força Nacional Beatriz realizou outra denúncia sobre a situação junto à Sema que, por sua vez, a encaminhou para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).



De acordo com o coronel da Polícia Militar, Wilson Batista, que é o Ouvidor da Sema, após confecção do Boletim de Ocorrência e formalização do pedido de reintegração de posse, casos desse tipo passam ainda pela análise do Comitê de Conflito Agrário de Mato Grosso, envolvendo Casa Civil e Militar, além da Secretaria de Segurança Pública.



Somente depois do trâmite é que alguma providência é tomada.



A Dema informou que recebeu a denúncia da Sema e que uma equipe de policiais civis irá ao local realizar perícia.



Outras invasões

Em fevereiro deste ano a fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu (944 quilômetros de Cuiabá), sede dos Projetos Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF e Plataforma Experimental para a Gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (PETRA), que há 16 anos realiza pesquisas científicas, também foi invadida.



A propriedade é atravessada pela MT 208, que liga os municípios de Cotriguaçu e Alta Floresta, sendo bastante visada por grileiros.



Policiais militares realizaram diligências pela fazenda e identificaram várias árvores derrubadas criminosamente.



Conforme a PM, ao menos 13 picadas (trilhas clandestinas), contadas a cada 100 metros da rodovia, foram abertas - o que sugere que a intenção tenha sido a de demarcar os lotes. Na ocasião, não foram encontrados grileiros pelo local.



A fazenda, que é utilizada para o desenvolvimento de atividades de educação e conscientização ambiental com crianças da região, além de pesquisas com estudantes da UFMT, Unemat e de instituições de ensino internacionais, possui no total 10 mil hectares.