ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cunha quer “zerar” estoque de recursos nos juizados

Após média ruim na Meta 1 do Conselho, presidente do TJ diz que pretende “virar o jogo”

Data: Sábado, 18/07/2015 00:00
Fonte: LUCAS RODRIGUES DO MIDIAJUR
 

Divulgação/TJMT

O presidente do TJ-MT, desembargador Paulo da Cunha: meta ambiciosa

 
Em 2014, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) obteve o 6º pior desempenho na Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinava que os tribunais julgassem mais processos do que recebessem ao longo do ano.


A média ruim foi resultada, em parte, pelo grande acúmulo de processos nos Juizados Especiais e da Turma Recursal Única.


Neste ano, porém, o presidente do TJ-MT, desembargador Paulo da Cunha, afirmou que pretende “virar o jogo” e zerar o estoque da Turma Recursal Única, que atualmente gira em cerca de 18 mil e

 

" Nós queremos zerar os estoques dos recursos dos juizados. Vamos trabalhar duramente nesse sentido. Não sabemos se vamos conseguir, mas a meta é essa: zerar o estoque de recursos oriundos dos juizados"

 

possui previsão de receber mais 6 mil até dezembro.

“Na verdade, temos uma meta ambiciosa. Nós queremos zerar os estoques dos recursos dos juizados. Vamos trabalhar duramente nesse sentido. Não sabemos se vamos conseguir, mas a meta é essa: zerar o estoque de recursos oriundos dos juizados”, disse ele.


A principal ferramenta que o TJ-MT vai usar para alcançar a meta, segundo Paulo da Cunha, é a convocação de 10 juízes - dos 26 novos juízes empossados - para integrarem as Turmas Recursais Temporárias.


Estas duas novas Turmas terão como objetivo julgar todos os recursos distribuídos até o dia 31 de dezembro de 2015 na Turma Recursal Única.


“Em questão de dias vamos instalar essas turmas. Convocaremos 10 dos novos juízes, que já estarão na Capital até o final do ano fazendo o curso preparatório da magistratura. Eles farão o curso em meio período e no outro período trabalharão nas Turmas”, contou o presidente do TJ-MT.


Novas Turmas

A criação das duas novas turmas foi proposta pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, presidido pelo desembargador José Zuquim Nogueira.


Cada uma das Turmas Recursais Temporárias terá três juízes e serão presididas pelo segundo e terceiro juiz mais antigo na Turma Recursal Única, respectivamente. Os demais serão dois juízes responsáveis pelos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Comarca de Cuiabá e Várzea Grande.


Com a ajuda dos 10 novos juízes, as Turmas se reunirão duas vezes por semana e deverão fazer um total de 62 sessões de julgamento para tentar zerar o estoque de recursos até o final do ano.