ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Homem que matou 12 em estreia de 'Batman' é considerado culpado

ames Holmes poderá ser condenado à morte ou prisão perpétua nos EUA Ataque aconteceu em julho de 2012 em cinema no Colorado.

Data: Sexta-feira, 17/07/2015 00:00
Fonte:
O atirador James Holmes no tribunal em Centennial, no estado americano do Colorado, nesta terça-feira (12) (Foto: AP)O atirador James Holmes no tribunal em Centennial, no Colorado, em 12 de março de 2013 (Foto: AP)
 
 

Um júri considerou  James Holmes culpado pelo homicídio em primeiro grau de 12 pessoas em um cinema em Aurora, no estado americano do  Colorado, em julho de 2012. Após uma nova etapa do julgamento, que pode durar cerca de um mês, ele será sentenciado à prisão perpétua ou à pena de morte.

 

A decisão foi tomada na quinta-feira (16), após 11 semanas de testemunhos, inclusive de sobreviventes e parentes de vítimas que morreram no ataque. Nove mulheres e três homens foram responsáveis pela sentença, após se reunirem durante 13 horas ao longo dos últimos dois dias. O mesmo grupo irá definir qual será o veredito.

 

James Holmes matou 12 pessoas ao abrir fogo contra uma multidão durante a estreia do filme “Batman: O cavaleiro das trevas ressurge”, em um cinema em Aurora, no dia 20 de julho de 2012. Outras 70 pessoas ficaram feridas, doze delas durante o tumulto para fugir do local.

 

Execução


Caso seja condenado à morte, Holmes pode ser o primeiro prisioneiro executado no estado do Colorado desde 1997.

 

Com 24 anos na época do ataque, ele foi indiciado em um total de 165 acusações, entre elas 12 por homicídio de primeiro grau, 12 por homicídio “com extrema indiferença”, 116 tentativas de homicídio e posse de explosivos, encontrados na casa dele após o tiroteio.



Em 1º de abril de 2013, a promotoria anunciou que iria pedir a pena de morte para James Holmes, embora sua defesa tenha alegado que ele tem distúrbios mentais e cometeu o crime durante um surto psicótico.

 

No dia 5 de agosto do mesmo ano, ele foi transferido para o Instituto de Saúde Mental do Colorado, onde ficou detido em uma ala isolada.

 

200 testemunhas


A procuradoria convocou cerca de 200 testemunhas, sendo mais de 70 sobreviventes do ataque. Muitos compareceram ao tribunal em cadeiras de rodas e mostrando graves sequelas dos ferimentos causados naquele dia.

 

A acusação reforçou ainda o fato de que Holmes enviou fotos suas e uma caderneta com anotações de seus planos para o crime a seu psiquiatra, horas antes de se dirigir ao cinema. Segundo a promotoria, ele queria ter certeza de que seria reconhecido e lembrado.

 

Holmes, que era estudante de medicina e estava se especializando em neurociência, foi preso no estacionamento do cinema, enquanto vítimas em pânico ainda tentavam fugir do local.



Entre as vítimas de Holmes estavam uma menina de seis anos, Veronica Moser-Sullivan, e diversos jovens na faixa dos 20 anos de idade. A pessoa mais velha a morrer foi Gordon W. Coden, de 51 anos.

 

Testemunhas afirmaram que o atirador lançou duas bombas de fumaça na sala de exibição antes de abrir fogo aleatoriamente com diversas armas, incluindo um fuzil AR-15, uma escopeta calibre 12 e uma pistola de calibre 40.