ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

STF não vai suspender andamento da PEC sobre a redução da maioridade penal

A decisão foi divulgada esta manhã; o pedido foi protocolado por 14 partidos após manobra de Cunha 'ferir a Constituição'

Data: Sábado, 11/07/2015 00:00
Fonte: ULTIMO SEGUNDO

O STF, Supremo Tribunal Federa, não vai conceder liminar para suspender o andamento da PEC, Proposta de Emenda à Constituição, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crime grave, divulgou o órgão na manhã deste sábado (11).

 

Eduardo Cunha e deputados comemoram aprovação da proposta que reduz a maioridade penal para crimes hediondos (2/07)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Eduardo Cunha e deputados comemoram aprovação da proposta que reduz a maioridade penal para crimes hediondos (2/07)
 
 

A decisão, votada na noite de sexta (10), se refere a pedido protocolado por um grupo de 102 deputados federais do PT, PMDB, PSDB, PDT, DEM, PSB, PC do B, PSOL, PPS, PV, PROS, PTC, PR e PSC, que tantavam anular a votação da proposta em primeiro turno. Agora a medida está em andamento na Câmara dos Deputados e será julgada pelo plenário do Supremo sem data definida.

 

Os deputados argumentaram que a manobra que viabilizou a votação feriu o processo legislativo porque a Constituição proíbe que uma matéria rejeitada seja novamente votada no mesmo ano. Celso de Mello, ministro do STF que tomou essa decisão, não se pronunciou sobre o assunto.

 

O plenário da Câmara rejeitou a redução da maioridade penal para diversos tipos de crimes, entre eles tráfico de drogas. Um dia depois, aprovou texto que abrangia somente crimes hediondos, como estupro, e lesão corporal seguida de morte.