ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Taques destaca importância da Expoagro

Data: Quinta-feira, 09/07/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

 

Durante visita a 51ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso na noite de quarta-feira (08.07), o governador Pedro Taques destacou a importância da agropecuária para o Estado e a oportunidade de relações comerciais com outros países que a feira proporciona. “A expoagro é uma tradição do agronegócio e da pecuária mato-grossense que mostra o potencial do setor com alto valor de comercialização, já que R$ 40 milhões devem ser negociados durante o evento. Na próxima feira traremos para cá embaixadores e representantes de outros países para que possamos mostrar o que temos de bom, fomentar os negócios e aumentar as exportações”.

 

Com a expectativa de receber 400 mil pessoas nos 11 dias de evento, Taques ressaltou que a feira agropecuária já faz parte da cultura do mato-grossense e que o governo não poderia ficar de fora da festa com os estandes que prestam serviço a sociedade. “O estande da Sema é muito importante para o produtor rural por trazer informações do Cadastro Ambiental Rural. Temos manifestações da cultura mato-grossense por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, além dos que conscientizam a sociedade como Detran e a Polícia Militar. Cada espaço tem sua importância e sempre seremos apoiadores da Expoagro”,afirmou.

 

Em sua segunda visita a Expoagro 2015, Taques percorreu os estandes do governo, assistiu a apresentações de danças folclóricas e ao show tecnológico de máquinas da New Holland. A feira agropecuária de Cuiabá é uma das maiores da região Centro-Oeste, abrangendo aproximadamente 300 expositores de diferentes setores comerciais que apostam na feira como uma oportunidade de demonstrar novos produtos e realizar grandes vendas. Os shows nacionais e leilões de gado também estão entre os grandes atrativos.

 

Governo na Expoagro

O Detran traz um simulador veicular de direção no qual o participante poderá sentir como é dirigir sob efeito de álcool, com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. Entre os estandes do governo que mais estão recebendo visitas, destaque para o da Setas, que realiza ações gratuitas de cidadania como encaminhamento para o mercado de trabalho e solicitação de segunda via de documentos, e o do Procon que orienta a população sobre seus direitos e deveres e recebe reclamações relacionadas ao direito do consumidor.

 

Além de garantir a segurança dos visitantes da Expoagro, a Secretaria de Segurança Pública também está expondo os equipamentos e viaturas usadas pelas Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica. O tenente Teodoro explicou que o estande está sendo importante para que a população conheça um pouco mais das atividades do Corpo de Bombeiro mostrando equipamentos usado em salvamentos e combate a incêndio, inclusive o florestal. “A nossa equipe mostra como funciona os materiais que atrai grande curiosidade da população e conscientiza com orientações básicas como combate e prevenção a incêndios em residências e acidentes domésticos”, explicou o tenente.

 

O governo ainda disponibilizou um espaço para que artesãos exponham e comercializem seus produtos. Eloir Rodrigues, artesã que há 40 anos fabrica produtos tipicamente cuiabanos como potes, vasos e moringas na região do São Gonçalo Beira Rio é uma expositora frequente da expoagro. “É uma forma de estar mostrando o trabalho porque através daqui surgem muitas encomendas. Nosso objetivo mais do que vender é divulgar o trabalho até mesmo fora do estado”.

 

O secretário adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Luiz Carlos Nigro, celebra a grande procura da população pelos serviços do governo. “O movimento está muito bom. As pessoas têm procurado orientações, saber seus direitos e como funciona os serviços relacionados ao governo. É uma interação entre a população e o Estado, por meio dos serviços prestados a comunidade”, comemora.