ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Uber suspende actividade em França. Taxistas continuam desconfiados

Primeiro-ministro francês vê a situação como como "uma demonstração de que a firmeza do governo deu resultado"

Data: Sexta-feira, 03/07/2015 00:00
Fonte: Jornal I

Ainda assim, a UberPOP coninua a aguardar decisão do Conselho Constitucional sobre a legalidade do serviço.

 

A empresa norte-americana Uber suspendeu, esta sexta-feira, o serviço UberPOP em França, em resposta aos fortes protestos dos taxistas do país e às acusações contra dois dos seus dirigentes.

 

A empresa californiana "decidiu suspender imediatamente o UberPOP em França, enquanto aguarda a decisão do Conselho Constitucional sobre o serviço, que deverá ser feita em Setembro", anunciou em comunicado citado pela agência France Presse (AFP).

 

A decisão foi tomada "na sequência dos actos de violência das duas últimas semanas", acrescenta, referindo-se às manifestações violentas de taxistas, que incluíram incêndios, bloqueios de estradas e capotamentos de veículos.

 

A aplicação UberPOP permite o transporte dos utilizadores por condutores não profissionais, que usam os seus carros particulares.

 

Cerca de 3.000 taxistas ameaçaram acções drásticas na passada semana em Paris e noutras grandes cidades do país para denunciar a "concorrência desleal" dos condutores da UberPOP.

 

O director-geral da Uber France, Thibaud Simphal, e o director da Uber para a Europa Ocidental,Pierre-Dimitri Gore-Coty, são acusados de práticas comerciais enganadoras, cumplicidade no exercício ilegal da profissão de taxista e tratamento ilegal de dados informáticos.

 

Os serviços como o UberPOP são particularmente visados por uma lei francesa de Outubro de 2014, que a Uber disputa há vários meses, tendo apresentado duas queixas contra França perante a Comissão Europeia para obter a sua anulação.

 

Segundo a empresa, cerca de 500.000 pessoas utilizam os seus serviços regularmente em França, sendo a UberPOP "uma fonte importante de rendimentos para mais de 10.000 condutores".

 

A Uber, fundada em 2009 em São Francisco, nos Estados Unidos, revolucionou o sector dos táxis com a sua popular aplicação de telemóvel e, de acordo com a imprensa norte-americana, a empresa é hoje avaliada em cerca de 50 mil milhões de dólares (45 mil milhões de euros).

 

Mas a aplicação UberPOP, ilegal segundo o governo francês, deu à empresa inúmeros problemas com a lei e com os taxistas, e não apenas em França, tendo sido declarada ilegal também na Bélgica e na Holanda.

 

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, congratulou-se com o anúncio de sexta-feira, vendo-o como "uma demonstração de que a firmeza do governo deu resultado".

 

As organizações de taxistas foram contidas nas reacções ao anúncio, considerando que este "é satisfatório, mas continuamos atentos e desconfiados".

 

A Uber "é capaz de criar aplicações similares com outro nome", disse à AFP Séverine Bourlier, secretária-geral da União Nacional dos Táxis.