ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Francisco pede que acordo respeite dignidade dos gregos

Papa demonstrou preocupação com a crise financeira no país

Data: Quarta-feira, 01/07/2015 00:00
Fonte: Agência ANSA

 

 

Em meio ao impasse sobre a crise grega, o papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira (1) para que as lideranças políticas da Europa respeitem a "dignidade humana" ao elaborarem qualquer acordo financeiro com Atenas. 

 

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o líder da Igreja Católica está preocupado com as notícias sobre a situação na Grécia e quis "demonstrar sua proximidade a todo povo grego, principalmente às famílias". 

 

"Ele pede que a dignidade das pessoas fique ao centro de qualquer debate político e técnico e na tomada de decisões e escolhas responsáveis", contou Lombardi. Ontem, a Grécia se tornou o primeiro país desenvolvido a dar um calote de 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), porque o país não conseguiu chegar a uma acordo para seus credores liberarem uma parcela de 7 bilhões de euros. 

 

Papa Francisco
Papa Francisco

O eurogrupo ainda mantém as negociações com Atenas, enquanto o governo do premier Alexis Tsipras mudou de tom e pode aceitar as medidas de austeridade propostas pelos credores.