ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Conferência Municipal de Saúde propõe melhorias no serviço do SUS

Data: Sábado, 27/06/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

A Secretaria de Saúde do município de Aripuanã realizou na terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de junho respectivamente, a 6ª edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento foi aberto a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e aconteceu no Auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos.

 

Na ocasião, foram realizados ciclos de debates em que as pessoas puderam expor opiniões sobre como melhorar o serviço do SUS no município. Também foram discutidos assuntos como direito à saúde, acesso e atenção de qualidade, valorização e controle social, gestão do SUS e modelos de atenção, entre outros pontos.

 

Foram formalizadas 16 propostas, sendo 6 consideradas prioritárias, que irão a plenária estadual. Conforme o vice-prefeito e secretário de Saúde de Aripuanã, Junior Dalpiaz, as propostas que foram elaboradas durante a conferência são condizentes com as necessidades do município.

 

“Condizem, até porque quem participou tem amplo conhecimento sobre a realidade do município, então os debates foram muito bons. Encerramos esta etapa, satisfeitos, mas ao mesmo tempo cobramos da população maior participação nesses processos sociais”, lembrou Junior.

 

Dos debates realizados na etapa municipal, foram eleitos delegados que levarão as propostas para a conferência estadual. O cirurgião dentista Valfredo Campos Borges, foi um dos escolhidos para representar Aripuanã.

 

“A eleição foi realizada no mais amplo debate democrático, por isso me sinto honrado, e a população de Aripuanã pode ter certeza que vamos representar o município muito bem, com as reivindicações que iremos levar”, disse Valfredo.

 

Um dos pontos importantes levantados durante a conferência, foi a necessidade da implantação de um hospital regional no município de Juína, para que os usuários dos serviços de saúde possam resolver seus problemas na região sem a necessidade de se deslocar até Cuiabá.

 

“As pessoas que estiveram aqui demonstraram uma maturidade na forma de querer trabalhar o Sistema Único de Saúde e isso é muito importante porque há uma grande parcela da população que depende exclusivamente desses serviços”, destacou a representante do Escritório Regional de Saúde, Leda Villaça.

 

A próxima etapa será a Conferência Estadual, que deve ocorrer no próximo mês de setembro em Cuiabá. A Conferência Nacional de Saúde está prevista para acontecer entre os dias 1 e 4 de dezembro deste ano.