ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cadeia é fechada em MT por falta de estrutura e presos são transferidos

Prédio em Juscimeira passa por problemas elétricos e hidráulicos. Detentos foram transferidos para penitenciária em Rondonópolis.

Data: Sexta-feira, 26/06/2015 00:00
Fonte: Do G1 MT
 
 
 
Cadeia pública de Juscimeira (MT) é fechada por falta de estrutura. (Foto: Antônio José Galdino/Arquivo pessoal)
Cadeia pública de Juscimeira (MT) é fechada por falta de
estrutura. (Foto: Antônio José Galdino/Arquivo pessoal)
 

A cadeia pública da cidade deJuscimeira, a 164 km de Cuiabá, foi fechada temporariamente por problemas na estrutura do prédio da unidade. O prédio construído nos anos 80 passa atualmente problemas na rede elétrica e hidráulica. Os 21 reeducandos da unidade foram transferidos na última quarta-feira (24) para a penitenciária da Mata Grande em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, que já tem 200 detentos a mais que sua capacidade.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a cadeia pública da cidade não atende as especificações de Lei de Execuções Penais, já que o prédio que abriga os presos é muito antigo e impossibilita novas construções ou reformas.

 

 

De acordo com o diretor da unidade, José Antônio Galdino, mesmo com as reformas recentes o prédio continua apresentando problemas. “A parte elétrica e hidráulica, as que mais apresentam problemas, foram reformadas há três anos, mas foram reformas que não tiveram bom planejamento”, disse. Recentemente, os próprios detentos reformaram o muro da unidade.

 

A Sejudh deve realizar ainda nos próximos dias um estudo de viabilidade para a reforma ou a readequação de aproveitamento do espaço da cadeia pública.

 

Para Galdino, o fechamento da unidade prisional trará prejuízos à comunidade. “Eu acredito que não seria necessário retirar os recuperandos para se realizar qualquer reforma. Além disso, as famílias desses presos serão prejudicados”, afirmou. Segundo a Sejudh, não há previsão para se retomar as atividades na cadeia.

 

A mudança dos recuperandos para a penitenciária Mata Grande foi autorizada pela Vara de Execuções Penais da cidade de Rondonópolis. Atualmente, a unidade tem 1,3 mil detentos.