ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil jogará em estádio caro, atrasado e palco de protesto

Data: Sexta-feira, 26/06/2015 00:00
Fonte: TERRA

Em grandes competições, como a Copa América , não é comum que um estádio só comece a ser utilizado na reta final. Mas é isso que vai acontecer em Concepción, no Chile: o Estádio Ester Roa de Pablo, mais conhecido como Collao, receberá seu primeiro jogo da Copa América apenas neste sábado, o duelo entre Brasil e Paraguai, pelas quartas de final. Mas as estranhezas sobre o local não acabam por aí: trata-se de um estádio que foi reformado a preço de ouro, teve suas obras acabadas em cima da hora e ainda virou palco de protesto.

 

 

 Foto: Getty Images
 
Foto: Getty Images
 
 
 Foto: Getty Images
 
Antes e depois da reforma no estádio em Concepción
Foto: Getty Images
 
 
 

O Collao foi inaugurado em 1962 para atender à demanda normal de uma cidade como Concepción, a segunda mais importante do Chile. Ele passou a receber jogos de times locais - Deportes Concepción, Arturo Fernández Vial e Universidad de Concepción - e até outros de regiões próximas. É o segundo maior estádio do Chile e até já recebeu a Copa América de 1991.

 

O problema começou quando o Collao foi escolhido para ser palco de Copa América deste ano. O local teve que passar por uma reforma que começou em 2012 e custou caro demais: 50 milhões de dólares (cerca de R$ 150 milhões). Tudo isso para instalar cadeiras, criar uma cobertura, reposicionar o campo e a pista de altetas e até criar dois setores novos, atrás dos gols.

 

 
 
Mas é claro que uma obra desse porte não poderia ser tão simples: a prefeitura teve problemas com a construtora que ia fazer tudo, por isso quase perdeu a chance de sediar a Copa América. A ideia inicial era que Concepción concentrasse a maioria dos jogos do Brasil - após estrear em Temuco, o time ficaria na cidade até uma possível semifinal. Mas isso mudou por causa do enorme atraso.
 


O estádio só foi entregue oficialmente nesta quinta-feira, faltando dois dias para o jogo entre Brasil e Paraguai. A presidente Michelle Bachelet foi ao local e fez um discurso efusivo, afirmando que defendeu a presença de Concepción como sede até o último instante, mesmo com toda pressão para que a cidade fosse tirada da Copa América.

 
 Foto: Sebastian Silva / EFE
 
Protestos estão acontecendo em diversas cidades do Chile
Foto: Sebastian Silva / EFE
 
 
 
 

Mas essa luta não agradou todo mundo em Concepción. Fora do estádio, enquanto ela falava, aconteceram protestos por diferentes causas. Professores e estudantes seguem reclamando por todo país contra a reforma estudantil. Como Concepción é uma cidade litorânea, havia um grande protesto de pescadores também. Tudo válido, mas com um fim lamentável: a polícia disparou jatos de água, feriu algumas pessoas e prendeu outras.
 


Agora é hora de o estádio voltar a ser palco de futebol : nesta sexta-feira, Brasil e Paraguai farão treino de conhecimento do novo gramado, algo que nenhum time fez ainda. No sábado, o jogo entre as duas seleções será no sábado, às 18h30 (de Brasília).